Lançamento dos Jogos Escolares Piauienses acontece nesta terça, 21


O Governo do Estado, por meio da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), realiza nesta terça-feira, 21, no Palácio de Karnak, às 10h30, a solenidade de lançamento dos Jogos Escolares Piauiense (JEPs) 2022.

O evento, que voltará a acontecer após dois anos de interrupção devido à pandemia da Covid-19, vai reunir mais de 2 mil estudantes piauienses. A governadora Regina Sousa, o presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, participarão da cerimônia e o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, participam da solenidade.

Para o Secretário de Educação Ellen Gera, é muito importante voltarmos com as competições após esse momento de pandemia mundial. " O esporte deve sempre estar presente na vida de nossos estudantes, e nós da Seduc temos a obrigação de continuarmos com os Jogos Escolares, e todo esse envolvimento no estado", comenta. De acordo ainda com Ellen, as competições tiveram início nos Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses (JEPEPs), com a primeira etapa, o interclasse que é feito na escola. A segunda,foi a etapa da GRE, entre as escolas pertencentes à gerência. Já a terceira etapa, que ainda está na fase final é a da GRE Polo, e agora a quarta e última etapa, a estadual, realizada pela Fundação do Esporte do Piauí – FUNDESPI, os JEPs", afirma

O evento acontecerá de 8 a 13 de agosto, em vários espaços esportivos de Teresina e contará com a participação de estudantes de 12 a 17 anos das escolas públicas, estaduais e municipais e das escolas privadas do estado do Piauí,. Ao todo, serão 11 modalidades esportivas. 

Os vencedores dos jogos na faixa de 12 a 14 anos estarão classificados para os Jogos Escolares Brasileiros, que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro e são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE.. Já os ganhadores da faixa etária de 15 a 17 anos participarão dos Jogos da Juventude, em Aracaju, em setembro, realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil – COB.. Cerca de 260 piauienses, entre atletas, técnicos e pessoal de apoio, participarão dos dois eventos nacionais.