Reeducandos da Casa de Custódia apresentam pratos típicos em manhã animada no pátio da Seduc

Uma manhã de gostosuras e cheia de comidas típicas do mês junino marcou a terça-feira, 14, no pátio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Os reeducandos, atendidos pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Seduc, apresentaram seu trabalho de quase 8 meses do curso de panificação.  


“Temos tido atividades lá na casa e aprendi muito nesses meses. Eu sou um dos cozinheiros da unidade Casa de Custódia, mas resolvi aceitar o convite do diretor da casa para fazer esse curso de panificação”, disse o Roney Petrison, 32 anos. Ele ainda comentou: “pretendo usar esse conhecimento para montar meu próprio negócio quando sair”.  

O programa é parte das ações da Unidade de Ensino Técnico (UETEP) e, de acordo com a assessora técnica Viviane Ribeiro, a ação beneficia 240 reeducandos em 7 cursos por todo o sistema prisional do estado. Dentre os produtos a serem degustados estavam biscoitos, bolos e cocadas. Após consumirem os produtos, os visitantes avaliaram para ajudar os profissionais na construção de novas receitas.  


“Aqui é a culminância do curso de panificação. Para a pactuação do ano de 2021 foram liberados 7 cursos de qualificação profissional dos quais cada unidade recebeu um”, disse ela ainda frisando: “aqui é uma mostra do pessoal da Casa de Custódia que recebeu o curso de qualificação profissional com carga horária de 240 horas e isso é para mostrar para a sociedade o quanto eles já estão prontos para fazer, aliados à desenvoltura, apresentação dos pratos ao público, a imagem pessoal e outros temas transversais que são inerentes ao profissional”.