CETI Lima Rebelo comemora 95 anos de grandes histórias de sucesso

Alunos e professores do CETI Lima Rebelo comemoraram os 95 anos de existência da escola. Uma vasta programação foi preparada para comemorar a data. O Lima Rabelo, um dos mais tradicionais colégios do estado, foi fundado em 1927 e iniciou como Ginásio Parnaibano. A escola foi a primeira a ofertar Ensino Médio para a população. 


O diretor, Roberto Fernandes, falou que o nome do colégio foi dado pelo professor da escola e, que ao mesmo tempo, atuava na área da medicina.

Para Roberto a escola é um divisor de águas para a cidade “Os que fazem o Lima Rebelo de hoje devem seguir o exemplo dos ex-alunos, porque esta escola é um símbolo de sucesso e orgulho para todos os parnaibanos", disse o diretor. 

No último final de semana vários ex-alunos foram homenageados. Na oportunidade, o diretor da unidade falou sobre a importância da escola para a história. "São 95 anos de formação da sociedade parnaibana. Os grandes nomes ilustres da nossa cidade passaram por aqui e isso mostra que o Lima Rebelo faz parte da história", afirmou.



Satisfação 

Os alunos mostraram bastante satisfação em fazer parte dessa comemoração. "Gosto daqui porque o Lima Rebelo é um colégio histórico, o melhor da região. E é um dos que mais aprovam no vestibular", disse Felipe Silva, 16 anos. “Aqui temos estudos avançados. É uma grande felicidade poder homenagear a todos que fazem parte do Lima Rebelo", afirmou o aluno.

Já a aluna Francisca Santos ressaltou a preparação que a escola oferece aos alunos. "Esta escola prepara bastante os alunos para o Enem e os incentiva a se dedicarem mais aos estudos para terem um futuro melhor,  é uma honra estudar aqui e fazer parte dessa história” afirma.



Homenagens

 Durante a comemoração, os estudantes fizeram uma emocionante homenagem ao diretor, Roberto Fernandes, que recebeu um quadro, pintado pela aluna Rayanne Mourão, com a fachada da escola. Logo em seguida, os alunos do coral se apresentaram e participaram de uma encenação contando a história do CETI.



Ex-aluna 

“Não tem um dia sequer que eu não use o que aprendi aí”, diz a ex-aluna Francisca Martiniano, de 60 anos. Hoje aposentada Francisca fala com satisfação dos anos que estudou no Lima Rebelo.

Entre as principais lembranças que ela guarda são dos professores; um deles de história, “que tinha um conhecimento excelente e dava a aula de forma muito interessante, fazendo uma narrativa envolvente” e, o outro, de Geografia que focava em trabalhos sociais em asilos; e as aulas de ciências, com a diversidade de experimentos que fazia. “Sempre fui curiosa, eu gostava de ver as coisas acontecendo na prática, ajudava no aprendizado. Conseguia aplicar os conceitos que via nas provas”, afirma.

A ex-aluna uma falou ainda que a escola é a base para construir o futuro: “Eu me formei, hoje tenho uma família maravilhosa. Trilhei um bom caminho e acho que tudo isso devo ao Ceti Lima também”, finaliza.