Reforma das escolas da Planície Litorânea segue avançando

Falta pouco para a estudante Maria de Jesus concluir o ensino médio. Mas antes de buscar novos rumos na sua qualificação, a jovem viu um sonho ser realizado: a da reforma da Unidade Escolar Senador Chagas Rodrigues.

“Antigamente, quando chovia, a escola ficava cheia de vazamentos. Os banheiros eram outro problema e também não tínhamos refeitório. Agora, a escola está muito melhor. Estou concluindo o ensino médio e sairei da escola, mas fico feliz que as próximas gerações possam usufruir de um espaço melhor”, comemora  a aluna.

“Eu ainda não estou acreditando. É um avanço histórico na cidade, porque antes a estrutura era bem antiga, e agora, essa reforma serve até de incentivo para que os colegas possam se dedicar mais aos estudos. Uma escola novinha. Parece um sonho. Hoje, a escola está ficando moderna, inclusive, vai ter uma sala de informática que vai nos ajudar a fazer pesquisas”. Foi com essas palavras que o estudante Francisco da Silva, comemorou a ampliação e reforma da escola Chagas Rodrigues, que já está em fase avançada.

O governo do estado vem investindo em reforma, ampliação e construção. São mais de R$ 50 milhões na melhoria da infraestrutura escolar na região norte do estado. O valor do investimento para a obra da escola Chagas Rodrigues é de R$ 3.456.500,72.

Emocionado, Francisco se mostrou bastante satisfeito com a nova escola. “Antes não tínhamos essa estrutura toda, os banheiros já estavam muito velhos e não tínhamos biblioteca e nem sala de informática. Agora vai melhorar tudo na educação, pois iremos saber valorizar o ambiente do nosso estudo”, foi o que disse o aluno.

A diretora Alcioneide Veras afirmou  que “a reforma traz um benefício muito grande porque muda, não apenas o ambiente físico, como também o emocional. Prezamos por uma educação de qualidade. Nós que fazemos parte da direção buscamos essa melhoria para alunos, professores e demais servidores”.

Não só a unidade Chagas Rodrigues, mas várias escolas da 1ª GRE vêm sendo beneficiadas.  Na Unidade Escolar Manoel Ricardo, localizada no município de Cajueiro da Praia, a obra também está avançada. A unidade de ensino tem recebido diversas melhorias, como substituição do madeiramento e telhamento da cobertura, revestimento de forro de PVC nas salas de aula e salas administrativas, revestimento cerâmico nas paredes das salas e circulações, pavimentação em piso de alta resistência nas áreas cobertas, novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, construção de sala de informática, sala dos professores, depósito de material didático e de material de limpeza, pintura geral, entre outras benfeitorias.


Outra escola que está sendo beneficiada é o Centro Cultural de Línguas (CCL) Monsenhor Antônio Sampaio.

Segundo o diretor Carlos Eduardo, a recuperação física da unidade de ensino já impulsiona o corpo discente a desenvolver novos projetos para a instituição. “A escola está tendo uma mudança física e agora queremos também impulsionar mudanças de atitude, trazendo ações importantes para toda a comunidade”, adianta o diretor.

As ações de reforma não param por aí. A Unidade Escolar José Narciso continua com a  reforma a todo vapor. A unidade além de preservar suas origens, terá ambientes moderno. 


Marilene Lima, moradora do bairro onde fica localizada a escola, diz está muito feliz com todo o movimento que tem acontecido. “Já estamos vendo mudanças e isso é um sonho para nós moradores. Eu estudei nessa escola, vê-la sendo reformada me traz uma alegria muito grande. Não vejo a hora de ver meus filhos estudando nessa escola novinha”, finaliza, entusiasmada, Marilene Lima.

Quem também passa por uma mudança radical em seu aspecto visual é a Unidade Escolar Francisco Correia. A unidade de ensino vai ganhar, dentre outras benfeitorias, jardins e áreas de convivência para toda a comunidade escolar.