Novo Ensino Médio: escola de São Raimundo Nonato promove ciclo de atividades interdisciplinares

Promovendo a discussão de temas importantes e que agreguem na vida social dos seus alunos, a U. E. Edith Nobre de Castro, de São Raimundo Nonato, trabalha as três dimensões dentro do Projeto de Vida dos estudantes: pessoal, social e profissional. A interdisciplinaridade tem promovido aulas passeios, visitas técnicas e palestras. 


As práticas fazem parte da implementação do Novo Ensino Médio no chão da escola, que acontece em toda a rede de ensino desde o começo de 2022. De acordo com a diretora da unidade escolar, Alix Pereira Galvão, o trabalho que vem sendo feito tem a proposta de unir atividades das disciplinas Eletivas e Projeto de Vida.  


“Estamos fazendo um ciclo de palestras, aulas passeio para o laboratório do IFPI, que já contempla as eletivas. Por exemplo, uma das eletivas são nas trilhas do Piauí, que já contempla também a parte das palestras que a gente já abordou uma parte dessa temática. Dento dessa proposta nós os levamos para conhecer o parque Nacional da Serra da Capivara, que aí entra a dimensão social, da eletiva”, explicou a diretora sobre as ações.  


Dentre as temáticas apresentadas estão o Transtorno de Ansiedade, Turismo e Meio Ambiente. A primeira (transtorno de ansiedade), foi ministrada pela estudante de Psicologia Mercês Carvalho, graduanda pela Faculdade Afonso Mafrense (FAM). A segunda (Turismo no Piauí), pelo professor Domingos Carvalho Júnior, professor e coordenador do curso de Técnico em Guia de Turismo do IFPI, que conduziu um momento de informações e reflexões sobre o turismo e os pontos turísticos do estado do Piauí. E a terceira palestra foi sobre os projetos da Secretaria de Meio Ambiente do município. 



REFORMA NA UNIDADE ESCOLAR 

A escola fica localizada na Travessa Dr. Barroso, 193, bairro Aldeia, em São Raimundo Nonato, atende 175 estudantes com oferta de Ensino Médio Regular, nos turnos manhã e tarde, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos Técnico (EJA), no turno da noite.  

Estão sendo investidos, através do PRO Educação, R$ 320.976,88 na reforma de todo o prédio incluindo pintura, revestimentos, instalações elétricas e hidráulicas. A ação é parte do planejamento da Seduc para oferecer novos espaços para a rede e ambientes favoráveis para o processo de ensino e aprendizagem.  

IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO     

A fase de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí dá continuidade ao primeiro ciclo neste início de 2022 e beneficia mais de 220 mil estudantes em 472 escolas de oferta de ensino médio regular e mais 88 de tempo integral em todo o estado.     

Nesta primeira etapa, os estudantes passarão por uma fase de adaptação e contato com itinerários formativos na área de Projeto de Vida e disciplinas eletivas, que são aquelas em que os jovens são incentivados a produzirem conhecimento para uma Formação Geral Básica.    

Na prática, a implementação acontece de forma gradual e impacta na vida escolar de quem já está dentro do processo de formação e quem ainda irá iniciar. O aumento da carga horária total, que é a soma dos três anos do ensino médio, passa a ser de 3 mil horas, sendo 1800 horas da Formação Geral Básica (FGB), composta das disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e outras; e os Itinerários Formativos (IF) com 1200 horas, composto de disciplinas eletivas, Projeto de Vida e Trilhas de Aprendizagem.