Encontros de pais e alunos aproximam famílias das escolas


As escolas da rede estadual de ensino do Piauí, realizam encontros com pais e alunos que promovem uma melhor sintonia e dinâmica entre escola e família. Recentemente o CETI Pe. Joaquim Nonato realizou uma reunião de Pais e Alunos, onde foram debatidos temas e assuntos relacionados ao que de fato acontece na escola, os eventos, projetos desenvolvidos e a participação dos alunos em todo o processo escolar.  A importância da família na vida dos estudantes.


Para o diretor do CETI Pe. Joaquim Nonato, Antonio Gomes, a Seduc tem incentivado a participação da Família na Escola. A escola sempre realiza eventos com a participação de todos. “Acredito ser importante haver um pacto entre as famílias e a escola, para que o aprendizado seja efetivo. As famílias precisam estar atuando nesse processo de educação. Sozinhos não conseguimos êxito, precisamos andar de mãos dadas com os pais para que o processo possa acontecer, no cuidado, na atenção com o aluno para que ele desenvolva suas atividades, para que eles zelem pela escola, estejam presente acompanhando o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, atentos ao material que eles produzem, sugerindo e acompanhando o conselho da escola opinando sobre os temas, sobre o regimento da escola. A escola, o pai e o aluno juntos, teremos o resultado que esperamos”, afirma o gestor..



De acordo com a mãe das estudantes, Kayla Vitória e Kethelin Vitória Oliveira, Maria de Deus Oliveira, esses encontros são propícios para que os pais possam acompanhar e entender o que acontece na vida acadêmica dos seus filhos de forma eficaz. “A família na escola nessas reuniões são a chave dos problemas em relação à seus filhos e solução de tudo.: Pelo menos uma vez ao mês e necessário. Só estando na escola podemos saber de fato o que envolve a vida escolar das minhas filhas, aqui tenho o contato direto com o diretor, com os professores, os funcionários de forma geral e com isso posso saber onde podemos mudar ou melhorar o acompanhamento em casa, fiscalizando, cobrando e auxiliando quando necessário, disse Dona Maria que trabalha como secretária..



Durante a pandemia as escolas fecharam, foi um longo processo de adaptação as aulas remotas e muitos alunos tiveram que desistir ou simplesmente abandonaram as escolas. Ao longo desse processo, a Seduc realizou uma busca ativa. No CETI Pe Joaquin Nonato esse processo sempre aconteceu. “O mobieducame é um sistema que utilizamos sempre na escola que monitora os alunos junto com os pais, os grupos de whatsapp também é outro meio de contato, onde sempre procuramos os pais entrando em contato com eles, nas reuniões on line e todo esse processo que envolveu aulas remotas”, afirma o gestor.


Entre as muitas mudanças que o ensino remoto trouxe durante essa pandemia, está a relação entre família e a escola. De acordo com a pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica, realizada pela Fundação Carlos Chagas, quase metade dos 14 mil docentes participantes indicaram um aumento da relação escola-família e do vínculo do aluno com a família.



Com a suspensão das aulas presenciais, as professoras indicaram um aumento, tanto da relação escola-família (45,6%), quanto do vínculo do aluno com a família (47,2%).


 “Ao longo da história percebeu-se uma batalha de acusações sobre a responsabilidade da educação entre escola e família. É importante que as duas estejam sempre unidas em todo o processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, cada um reconhecendo o seu papel. A escola está como facilitadora nesse processo de aprendizagem, mas é algo compartilhado. A família tem um papel muito importante nesse processo e se ela realmente cumprir sua parte, é um processo em que todos sairão ganhando”, disse a psicóloga escolar, Luana Victória Silva, da 21ª GRE de Teresina.


A psicóloga disse ainda que a família consegue alinhar a rotina, consegue fazer com que o estudante vá a escola, saber o horário para revisão em casa, estudar e aprender ainda mais o que foi passado na escola, no processo de desenvolvimento da criança e adolescente. “É importante também citar que quanto mais a família está dentro da escola, melhor vai ser o desempenho desse aluno”, comenta.