Seduc mobiliza estudantes para aplicação de provas da 1ª fase da Olimpíada de Matemática

"A facilidade com que os professores explicam alguns assuntos e terminam diminuindo as dúvidas para uma boa prova amanhã", declarou o estudante Elielson Melquiades sobre a roda de conversa para a 1ª fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Para ampliar a participação dos estudantes, a coordenação piauiense da olimpíada vem realizando visitas às escolas para informar o funcionamento, calendário e conteúdo das provas. A mobilização aconteceu nesta segunda-feira, 6 de junho, no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Dr. Fontes Ibiapina, localizado no Renascença I.

As escolas irão aplicar as provas referentes a primeira fase da 17ª Obmep nesta terça-feira, 7 de junho. A edição será dividida em duas fases: a primeira consiste na aplicação da prova objetiva de 20 questões; a segunda etapa é formada por uma prova discursiva de 6 questões.

Segundo a supervisora estadual da olimpíada, Lafayette Carvalho, no mês de maio foi realizada uma transmissão on-line com os professores, gerentes e coordenadores para o alinhamento da aplicação das provas na 1ª fase.

A conversa com os estudantes, de acordo com Lafayette Carvalho, é também uma das estratégias de preparação para a olimpíada. “Esse trabalho que estamos fazendo nas escolas é para conversar com os alunos e explicar o funcionamento e sobre o que eles podem lucrar no sentido de aprendizagem. Queremos na realidade que eles entendam a importância de participar das provas e que o resultado de uma medalha pode render-lhes ganhos como uma bolsa de estudos”, detalhou a supervisora.

Para esta edição, a coordenação piauiense conseguiu a inscrição de 100% das escolas públicas estaduais nos 224 municípios. A mobilização envolve cada Gerência Regional de Educação (GRE), com gestores e coordenadores específicos e as escolas.

A gerente da 21ª GRE, Valderice Carvalho, destacou o trabalho das gerências na sensibilização dos estudantes para a prova.

"A Gerência já vem trabalhando a mobilização dos alunos todos os anos, ressaltando a importância deste ano a voltarmos a aplicação das presenciais. Nós trabalhamos com a mobilização dentro das próprias escolas, nos apropriando das ferramentas on-line com os nossos técnicos, gestores e coordenadores e, principalmente, compartilhando ações para que as escolas atraiam os estudantes", disse.

O estudante Elielson, que sonha cursar medicina, aprovou a mobilização junto aos estudantes como forma de preparação para aplicação da Obmep.

"Sonho cursar medicina e acredito que no estudo eu posso ter um futuro melhor, logo, todas as formas que eu puder alcançar meu objetivo devo aproveitar. Eu gosto de matemática, já fiz as provas antes e os professores vieram explicar sobre a prova da olimpíada (Obmep) e os benefícios que ela pode trazer. A vantagem desse encontro é que eles nos passam informações ou dicas importantes", disse.