Seduc inicia entrega dos materiais didáticos do PRO Alfabetização na Idade Certa

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) iniciou a etapa de distribuição dos materiais educacionais referentes ao programa PRO Alfabetização na Idade Certa, lançados no evento de 01 ano do programa, realizado no dia 24 de maio.

A ‘Nova Escola Material Educacional’, é uma coleção de livros didáticos complementares para os 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

Desenvolvido por professores piauienses, os materiais permitirão colocar o aluno no centro da aprendizagem, alinhado à BNCC, e tem conteúdo personalizado de acordo com o currículo do Estado.

Para melhor execução da aprendizagem da coleção de livros didáticos, foi disponibilizado aos professores de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental do Estado do Piauí o Material Didático Complementar da Nova Escola, um curso autoinstrucional, que pode ser acessado pelo seguinte link:

Neste curso, os professores irão aprender a interpretar o material educacional reconhecendo suas intencionalidades pedagógicas para melhorar a aprendizagem de seus alunos.

O material educacional é resultado de uma parceria da Associação Nova Escola com a Secretaria da Educação do Piauí e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PI).

O Material Didático Complementar, composto por 04 (quatro) volumes distribuídos a 38111 alunos do 1º. ano do ensino fundamental; para 39030 alunos do 2º. ano do ensino fundamental; Os exemplares serão disponibilizados a 3747 professores do 1º. ano do ensino fundamental; e 3746 professores do 2º. ano do ensino fundamental.

O curso para o uso do Material Didático Complementar, ofertado em parceria com Nova Escola, é específico para o ciclo de alfabetização e obrigatório para todos os formadores estaduais, regionais, municipais e principalmente para os professores. Trata-se de um curso autoinstrucional, com certificação de 30h, na plataforma da Nova Escola.

Na Educação Infantil, o livro será trabalhado pela equipe de formadoras estaduais durante o processo de formação continuada.

O livro Orientações Pedagógicas e Metodológicas para a Educação Infantil, volume único, elaborado por consultoras do Piauí coordenado pelo Eixo de Fortalecimento da Aprendizagem do PPAIC também estará disponível para professores de creches e pré-escolas.