CETI Portal da Esperança é a primeira escola a ofertar ação inovadora na área de tecnologia

Inovação e tecnologia fazem parte da rotina dos estudantes do CETI Portal da Esperança, no bairro Nova Teresina. Com a chegada do Projeto NAU, que oferece oportunidade aos jovens para planejar o futuro profissional em uma área de ascensão no mundo do trabalho, estão sendo ofertadas oficinas e capacitações. 


Acompanhado de ações de implementação do Novo Ensino Médio, o projeto é desenvolvido pela THE HUB, o primeiro hub de tecnologia e inovação implantado no Piauí. Fundado em 2020, ele reúne empresas de base tecnológica com alto potencial de crescimento – as startups - e abriga setores de inovação de empresas tradicionais que buscam se adaptar às transformações digitais e tecnológicas.

 

O CETI Portal da Esperança é a primeira Instituição da Rede Estadual a oferecer a ação. A escola funciona em período integral e atende 139 jovens. De acordo com a gestora, Maria do Socorro Magalhães, “a escola será a primeira a oferecer a formação por meio do NAU DIGITAL para os estudantes e para jovens da região. Em seguida, o projeto será levado para outras escolas em todo o estado”. 

Todo esse contexto se insere na implementação do currículo do Novo Ensino Médio e os Itinerários formativos que estão contidos na trilha de aprendizagem. Um dos mais importantes é a Educação Profissional e Técnica (EPT). O Nau Digital oferta cursos em diversas áreas, todos ligados à tecnologia, que são: PostgreSQL, MySQL e SQL SERVER, além de HTML, CSS, JavaScript, bancos de dados, dentre outros. São cursos em nível técnico, de 12 a 18 meses de duração, para fazer dos alunos profissionais com habilidades que os qualifiquem para acessar o mundo do trabalho surgido com a Revolução 4.0 - a revolução tecnológica.  


A coordenadora do projeto, Sacha Aguiar, explica que o projeto teve início no dia 24 de abril e utilizam o laboratório de informática da escola. “No próximo dia 17 de maio, eles irão assistir uma palestra com o fundador da Tron Robótica, que irá contar a trajetória profissional dele para os alunos. A palestra do dia 17 é uma complementação, pois haverá 1 palestra por mês, durante os 4 meses de formação básica. Isso acontecerá para que os alunos tenham contato com profissionais piauienses da área de tecnologia”, explicou.