Professores inscritos no Laboratório de Redação já podem consultar locais de prova |
Enem abre inscrições e escola auxilia estudantes para não perderem o prazo
As inscrições para as provas do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) começam nesta terça-feira (10) e poderão ser feitas até o dia 21 de maio por meio da página do participante no site do Inep. Pela primeira vez o valor da inscrição poderá ser pago por PIX e cartão de crédito. Para a segunda opção, haverá cobrança de taxa administrativa no valor de R$ 2,54.
O pagamento da taxa de inscrição também poderá ser feito por meio do tradicional boleto, gerado na página do participante e pago pelos não isentos em bancos, casas lotéricas, aplicativos bancários ou agência dos Correios.
No Centro Estadual de Tempo Integral Moaci Madeira Campos, em Teresina, os estudantes contam com o auxílio da coordenação para fazer a inscrição. Nesse primeiro dia, os alunos já se reúnem no laboratório de informática da escola para se inscrever no Enem.
“É importante não deixar para a última hora e por isso mobilizamos e auxiliamos os alunos a fazerem a inscrição aqui na escola. Com isso garantimos também o maior número de inscritos e que nenhum fique de fora”, disse Verbena Roque, coordenadora do CETI Moaci Madeira.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já se encontra em pleno trabalho de preparação dos estudantes para o certame, como explica Viviane Carvalhedo, diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc.
“As inscrições para o Enem iniciam hoje, dia 10 de maio e seguem até dia 21. E antes mesmo do início das inscrições, a Seduc vem fazendo um amplo trabalho de mobilização, apoio, reforço de conteúdos por meio do Pré-Enem, para que o estudante piauiense tenha todo o suporte para se dar bem nas provas e conquistar uma vaga no Ensino Superior. A Seduc trabalha para que o Piauí continue sendo um dos estados de destaque na presença durante as provas e principalmente em aprovações”.
As provas, nas versões impressa e digital, serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. No ato da inscrição, o estudante precisa escolher o idioma, inglês ou espanhol, que prefere responder às questões de língua estrangeira.
No primeiro dia da prova, 13 de novembro, os candidatos responderão a 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol), a 45 de ciências humanas, além de fazer a redação. No segundo dia, 20 de novembro, serão respondidas a 45 questões de matemática e a 45 de ciências da natureza.
CONFIRA O CRONOGRAMA
Inscrições: 10 a 21 de maio
Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
Provas: 13 e 20 de novembro