Escola de São Raimundo Notado estimula alunos da EJA com atividades do Projeto de Vida

O protagonismo do processo de aprendizagem tem invadido as salas de aula não somente do Ensino Médio regular, mas também na Educação de Jovens e Adultos (EJA). No município de São Raimundo Nonato, por exemplo, a Unidade Escolar Professor José Leandro Deusdará desenvolve ações para incentivar jovens e adultos a conhecerem sua história e também orientá-los para o mercado de trabalho.  


Localizada na Avenida Hipólito Ribeiro Soares, a escola funciona nos turnos manhã, tarde e noite com 433 alunos matriculados no ensino Fundamental e EJA médio. De acordo com a gestora, Dionea dos Santos, a escola tem se destacado nas boas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nas aprovações nos vestibulares. 


A escola realizou ações do Projeto de Vida para estimular o estudante a agir no presente com autonomia e responsabilidade, além de saber propor ações cidadãs e promover o desenvolvimento individual e coletivo. Foram tralhados temas como: Discriminação econômica e social, Racismo, Homofobia, Preconceito contra a Mulher e Intolerância Religiosa.  


“Temos feito muitas ações e os alunos se destacam nas atividades. O Novo Ensino Médio já vem sendo trabalhado pela equipe da escola e estamos inserindo o Projeto de Vida nas disciplinas”, explicou a gestora.  

A escola pertence a 13° Gerência Regional de Educação (GRE), que tem mais de 4 mil estudantes em 18 escolas. De acordo com o técnico responsável por acompanhar as ações do Ensino Médio na Regional, Edvaldo Gomes da Silva Filho, ações de formação e capacitação tem sido realizadas com os professores e profissionais para dar suporte ao processo de implementação.  

IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO  

A fase de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí dá continuidade ao primeiro ciclo neste início de 2022 e beneficia mais de 220 mil estudantes em 472 escolas de oferta de ensino médio regular e mais 88 de tempo integral em todo o estado. 

Nesta primeira etapa, os estudantes passarão por uma fase de adaptação e contato com itinerários formativos na área de Projeto de Vida e disciplinas eletivas, que são aquelas em que os jovens são incentivados a produzirem conhecimento para uma Formação Geral Básica.  

Na prática, a implementação acontece de forma gradual e impacta na vida escolar de quem já está dentro do processo de formação e quem ainda irá iniciar. O aumento da carga horária total, que é a soma dos três anos do ensino médio, passa a ser de 3 mil horas, sendo 1800 horas da Formação Geral Básica (FGB), composta das disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e outras; e os Itinerários Formativos (IF) com 1200 horas, composto de disciplinas eletivas, Projeto de Vida e Trilhas de Aprendizagem.