Estudantes recebem tablets para utilizar a plataforma Educar Nestante

Os (as) estudantes de cinco escolas públicas da região do Vale do Sambito receberão tablets para cursar a disciplina Projeto de Vida, ofertada pelo Novo Ensino Médio, utilizando a plataforma Educar Nestante, desenvolvido pelo Instituto Ubíqua com apoio da Brücke Le Pont e da Swiss Solidarity, para permitir que jovens tenham acesso remoto ao conteúdo escolar, mesmo sem conexão com a internet. Os (as) estudantes das Escolas Agrícolas – EFADE IV de Oeiras e EFADE II de São João da Varjota vão receber os tablets nesta sexta-feira (29), no Lançamento Oficial do Projeto Educar Nestante, às 10h, no Auditório Sagrada Família, Diocese de Oeiras.
A plataforma foi pensada especialmente para os alunos que têm acesso limitado ou que não têm acesso à internet, podendo ser utilizado offline.
O presidente da Ubíqua, Jessé Barbosa, explica que o Educar Nestante tem o potencial de transformar os alunos e os professores em protagonistas do processo ensino-aprendizagem. “Tanto os alunos quanto os professores precisarão se preparar para a aula e ela deixará de ser um momento para repassar conteúdo para se transformar em um momento de construção de novos conhecimentos”, destaca.
Isto é possível porque a Plataforma Educar Nestante além de permitir o seu uso por alunos que não possuem internet em casa é uma estratégia metodológica diferenciada, que utiliza o conceito da sala de aula invertida, onde o (a) estudante primeiro tem acesso ao conteúdo e depois tem um momento com o (a) professor (a) para tirar dúvidas, reforçar o assunto e construir de forma colaborativa o conhecimento.
“A proposta é transformar o aluno em estudante. A diferença básica entre aluno e estudante está no que ele vai buscar. Se ele vai atrás, se ele se aprofunda, pesquisa: ele é estudante. A proposta com o Itinerário Formativo dentro do Educar Nestante é fazer com que tenhamos estudantes e não alunos”, observa Fábio Medeiros, professor da escola de Tanque e referência local do projeto.
O presidente da Ubíqua, Jessé Barbosa, disse que com a plataforma e a metodologia usada, tanto professor como estudante mudam de atitude. “O professor muda de atitude, deixa de ser aquele que vai só repassar o conteúdo e o aluno passa a ser protagonista do processo ensino – aprendizado. Ele lê e estuda antes, para usar o encontro com o professor como um momento de dar um salto no seu conhecimento. O processo de transformação começa aí”, enfatizou.
Nesta etapa do Educar Nestante, além das duas Escolas Famílias Agrícolas de Oeiras e São João da Varjota, por meio de uma parceria com a Seduc incluiu também a Unidades  São João Batista (São João da Varjota) , São Sebastião (Tanque do Piauí) e Dom Edilberto ( Santa Rosa).