UNEA realiza Caravana Pedagógica nas 21 GRES
Equipes da UNEA (Gerencias de Ensino Fundamental e Médio) estão realizando a 2ª Caravana Pedagógica: Juntos para Avançar 2022, nas 21 Gerências Regionais de Ensino - GREs e escolas no período de 25 de abril a 06 de maio de 2022 com avaliações qualitativas e diagnósticas.
A Caravana tem os seguintes objetivos: Dialogar sobre a Fase 01 do Programa Juntos para Avançar (funcionamento do programa, matrícula 2022, avaliação e sugestões); Dialogar sobre a AGI (realização, avaliação e sugestões); Orientar a equipe da GRE no Acompanhamento Pedagógico e Monitoramento junto as escolas sob sua jurisdição na elaboração dos planos de Ação para a Fase 2 do Programa Juntos para Avançar utilizando os dados Avaliação Qualitativa01(AQ1) e 1ª da AGI e orientar os gestores escolares e professores na elaboração dos planos de aula para a fase 2 do Programa Juntos para Avançar, utilizando os dados Avaliação Qualitativa 01(AQ1) e 1ª da AGI, acolhendo todos os estudantes matriculados na escola, para recuperação ou complementação de aprendizagens que não ocorreram em 2021.
O Programa Reforço de Aprendizagem-Juntos para Avançar é um programa continuado, pode ser ressignificado ano a ano pela redução dos indicadores de reprovação, evasão e abandono escolar e, ainda primar pelo equilíbrio das desigualdades da aprendizagem.
As Avaliações Qualitativas e Diagnósticas permitirão medir o grau de aprendizagem dos estudantes em relação às expectativas de sua faixa etária e as principais defasagens que terão sido aprofundadas após o período prolongado das aulas remotas.
De acordo com a Gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão, as equipes fazem um resgate das orientações das diretrizes da rede. “Inicialmente tratamos o que foi trabalhado na fase 1, da realização da AGI, que é uma avaliação do que foi bom e do que é preciso melhorar, e ainda, uma abertura de sugestões, tanto a nível de GRE, quanto a nível de escola. No final tem a orientação de como elaborar esse plano de recuperação. Nem todos os estudantes vão para a fase 2, então aqueles de acordo com o resultado da AGI, os professores vão elaborar um plano de recuperação, baseado nos itens de menor acerto da AGI, da avaliação diagnóstico, com prazo de entrega, links que serão enviados e toda a estrutura do plano”, afirma a gerente. Marília disse ainda que eles já receberam a diretriz, a instrução normativa, já foi realizado reuniões, porém esse momento é de tirar dúvidas e fazer colocações e melhorias.
Na fase 1, em cada etapa das formações, modalidades e suas séries/anos ou etapas será feito o alinhamento do cognitivo dos estudantes, equilibrando e reduzindo as distorções para alcançar um equilíbrio de aprendizagens e valores educacionais, findando com as promoções ou progressões estudantis.
A fase 2, é uma continuação da fase 1, tem a missão de dar continuidade a recuperação das aprendizagens de áreas ou componentes curriculares que ainda ficaram com pendências, paralelamente ou concomitantemente, com a promoção ou progressão que foi realizada na fase 1 com o estudante.