PRO Alfabetização na Idade Certa inicia novo ciclo de formação para profissionais

Dando continuidade às atividades do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa, será iniciada na próxima semana, de 26 a 28 de abril, novos módulos de formação continuada direcionados aos coordenadores e formadores regionais do Programa. As atividades acontecerão nos dias 26 e 27 de abril, no Diferencial Eventos, e no dia 28 de abril, no Centro de Formação Antonino Freire, com solenidade de abertura no dia 26 de abril, das 14h às 17h. 

Ao todo, serão três frentes de formação dentro dos módulos 2 e 3:

- Formação de professores do Ciclo de Alfabetização (1º. e 2º. Ano do Ensino Fundamental e Educação Infantil), que terá como público os formadores regionais do ciclo de alfabetização; 
-Formação de professores da Educação Infantil (pré-escola), que terá como público os formadores regionais da educação infantil; 

-Formação de gestores escolares, que terá como público os coordenadores regionais do programa.  

A proposta principal das formações atende as necessidades que foram impostas pela pandemia da COVID-19 e devem se conectar com as inovações educacionais dos últimos anos e com a diversidade e com a realidade da educação piauiense.  

CONFIRA COMO SERÃO AS FORMAÇÕES:

  • Formação de Gestores escolares: Módulo 3 -16h (27 e 28/04) : Gestão das relações e da FORMAÇÃO em serviço dos profissionais de educação (competências interpessoais e socioemocionais) 
  • Formação da Educação Infantil: Módulo 2 - 16h (27 e 28/04): Planejamento dos tempos, dos materiais e dos ambientes na Educação Infantil 19/04/2022 17:56 SEI/GOV-PI - 4046865 - Nota Técnica 
  • Formação do Ciclo de Alfabetização: Módulo 2 - 08h (27/04): A prática docente no processo de alfabetização e letramentos com foco nas metodologias ativas, na mediação de leitura e nas habilidades essenciais do Currículo. 
  • Formação para a implementação do Material Didático Complementar - Nova Escola - Ciclo de Alfabetização - 8h (28/04): - O que esperamos que os alunos aprendam? e Como usar o material educacional como apoio ao planejamento de aulas? 


SOBRE O PROGRAMA  

O PRO ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA é o um dos maiores projetos de alfabetização da história do Piauí e surge com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes. Com investimentos na ordem de 75 milhões de reais, a iniciativa visa apoiar os municípios piauienses na busca pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.  A expectativa é beneficiar mais de 200 mil crianças nas escolas públicas de ensino fundamental.  

Em parceria com a Fundação Lemann, o Instituto Natura e a Associação Bem Comum, a proposta é trabalhar em regime de colaboração com os municípios e garantir o fortalecimento da gestão, o fornecimento de material complementar, o incentivo às escolas, a avaliação dos estudantes e a formação de gestores e professores.  

Por meio de convênio com as prefeituras, a Secretaria de Estado da Educação vai fornecer, aos municípios, material complementar e de apoio pedagógico para a alfabetização. O programa prevê, também, formação continuada para os gestores das escolas, coordenadores pedagógicos e para professores que atuam na pré-escola e alfabetização. Serão capacitados gestores de 8 mil escolas e mais de 15 mil professores das redes estadual e municipais que estão diretamente ligados com o ciclo de alfabetização.