Alunos do Curso Técnico de Guia de Turismo visitam Museu de Oeiras

Por Socorro Landim

Os estudantes do Curso Técnico em Guia de Turismo, ofertado pelo Programa Novos Caminhos / Pronatec / Seduc, no município de Oeiras, realizaram, na última segunda feira (18), uma visita técnica ao Museu de Arte Sacra de Oeiras. A atividade faz parte de um Plano de Empregabilidade, elaborado pela equipe técnica e pedagógica do Programa Novos Caminhos, que segue sendo desenvolvida em vários municípios, onde os cursos técnicos, com cargas horárias de 960 horas, estão em fase de finalização.

Os estudantes concluíram a parte teórica do curso, no final de março deste ano, e, atualmente, estão desenvolvendo visitas técnicas, para, logo mais, serem encaminhados para os campos de estágio. “Foi uma experiência inesquecível, amei conhecer o Museu e aprender um pouco mais sobre a cultura e sobre tantas coisas que realmente marcaram a nossa história. Pretendo fazer novas visitas, principalmente por ser um lugar muito lindo e encantador”, enfatizou a estudante   Lara Fernanda.

O estudante Astênio Monteiro enfatizou a importância dos conhecimentos durante a visita técnica. “Acredito que todos adquirimos novas experiências e pontos de vista sobre a criação e o passado da nossa cidade”, frisou o estudante. A visita foi coordenada e acompanhada pela orientadora do Programa Novos Caminhos no município de Oeiras, Sheila Fontes, e pela gerente da 8ª Gerência Regional da Educação (GRE), Tatiana Barbosa.

O Museu de Arte Sacra pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Vitória (Diocese de Oeiras) e funciona por meio de um contrato de comodato com o Governo do Piauí, Secretaria de Estado da Cultura e a Prefeitura de Oeiras. O Museu está dividido em três temáticas, sendo Santos, Procissões e Música Sacra.

Para a diretora da Uetep e coordenadora do Programa Novos Caminhos, Adriana Moura, essas atividades de finalização dos cursos, como palestras, seminários e visitas técnicas, estão funcionando como um fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem, que foi realizado durante dois anos.