Escola de Piripiri realiza palestra sobre distúrbios da ansiedade

Com o objetivo de informar sobre o Transtorno de Ansiedade, principalmente nesse momento de pós-pandemia, o CETI Baurélio Mangabeira, de Piripiri, realizou na manhã desta terça, 12, palestra com a psicóloga Yloma Fernanda, da Seduc, que tratou sobre o tema, por meio de vídeo conferência para alunos do 1º ao 3º ano, no pátio da escola.

De acordo com a psicóloga Yloma Fernanda, o transtorno da ansiedade pode ocorrer em qualquer idade. “Ter uma rotina estabelecida, melhora os níveis de ansiedade que não necessariamente sejam transtornos, apenas sinais. Os sintomas de ansiedade incluem preocupação constante, agitação e dificuldade de concentração, é importante o tratamento, que pode incluir terapia ou medicamentos, como antidepressivos, mas para isso, é necessário que seja procurado um profissional para diagnosticar o caso”, disse a psicóloga.

De acordo com a coordenadora da escola, Auzenir Moraes, trata-se de um projeto integrador. “No projeto da escola, já falamos de vários outros subtemas, como tipos de alimentação saudável e hoje de distúrbios de ansiedade, subtemas voltados para o tema transversal que é saúde”, afirma Auzenir.

“Aqui na escola tivemos muitos alunos que sofreram com a ansiedade nesse período, porém, com as aulas presenciais e agora com a palestra da psicóloga, alinhada ao novo ensino médio e a BNCC, trabalhamos de forma integrada e vamos conseguir ajudar muitos a entenderem que viver com saúde mental em dia e uma atitude positiva é bem agradável", completa a coordenadora.

Para a estudante Francisca Grazielle de Sousa, é extremamente importante discutir temas como esse na escola. “Somos adolescentes e temos muitas coisas a viver pela frente, por isso, precisamos cuidar da nossa saúde mental, viver um dia de cada vez de forma saudável, para irmos atrás dos nossos sonhos, e quando algo não der certo, aprender a levar um não e até saber usar mais o celular de forma que nos auxilie nos nossos estudos”.

Além dos alunos das 7 turmas do 1 ao 3 ano, participaram da palesta, professores e funcionários. Ao final do encontro, o Professor de Filosofia e Projeto de Vida. Integrado ao Novo Ensino Médio, Gilberto Carvalho, solicitou aos alunos que redigissem uma redação sobre o tema da palestra.