Seduc certifica alunos do Centro de Educação Profissional José Pacífico

Por Socorro Landim

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na última sexta feira (08), no Teatro 04 de Setembro, a certificação de 115 estudantes dos Cursos Técnicos em Edificações, Informática e   Manutenção Automotiva, do Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico.

A solenidade foi presidida pela diretora do CEEP José Pacífico, Maria das Dores Andrade de Araújo e contou as presenças do Superintendente da Unidade da Educação Profissional (Uetep) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), José Barros Sobrinho, e da Diretora da Uetep e Coordenadora Geral do Programa Novos Caminhos /Pronatec, Adriana Moura, além de familiares e professores homenageados.

Como representante de todos os formandos, o estudante Nayron Ruan de Sousa, fez um discurso emocionado falando sobre as dificuldades e desafios encontrados durante os dois anos de curso. “Agradeço a todos os professores que souberam nos dar a base de conhecimentos não só no processo de ensino aprendizagem, como a base de conhecimentos para a nossas vidas. Eles enfrentaram conosco um momento crítico de pandemia, mas vencemos juntos. Hoje temos a sensação de dever cumprido e estamos preparados para enfrentar mais uma luta que é o mercado do trabalho”, enfatizou Nayron.

A Professora Evelin Karine Mota Silva, que representou os demais professores, fez uma fala de estímulo aos formandos. “Hoje vocês estão encerrando apenas um ciclo, mas logo estará começando outro, por isso, quero que alcem voos altos e pensem grande. Continuem fazendo uma faculdade, ou quem sabe uma especialização, na área que vocês escolheram trabalhar e não parem por aqui, pois aqui é apenas o começo de tudo que ainda podem conquistar”, afirmou ela.

A Diretora do CEEP José Pacifico, Maria das Dores, falou das dificuldades do mercado do trabalho. “Quero muito que vocês não sejam apenas bons, mas sim, os melhores. Sabemos que tiveram dois anos muito difíceis ao longo do curso, mas tenho certeza que só depende de vocês se tornarem bons profissionais”, disse Maria das Dores.

Na oportunidade, a Diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (UETEP) e Coordenadora Geral  do Programa Novos Caminhos, Adriana Moura, deixou uma mensagem para que eles  façam da profissão uma tarefa de amor. ”Vocês agora são profissionais e vocês precisam fazer todo o zelo pelo juramento que fizeram aqui nessa solenidade. A diferença de qualquer profissional é pelo que ele faz com amor, dedicação e responsabilidade”,  frisou ela.

O Superintendente da Educação Técnica Profissional e EJA, José Barros Sobrinho, falou da importância do momento para os alunos. “Sei do valor que é se tornar um Técnico da Educação Profissional. Ao longo dos anos, a Educação Profissional não teve o valor que sempre mereceu, mas hoje já avançamos muito, porque entendemos que a Educação Profissional é o melhor percurso para enfrentar o mundo do trabalho”, informou o superintendente.