Seduc realiza formatura de alunos dos Cursos Técnicos da Unidade Escolar James Azevedo

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou a certificação de 91 estudantes dos Cursos Técnicos em Administração, Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde da Unidade Escolar James Azevedo. A solenidade aconteceu na última terça-feira (05), no Teatro 4 de Setembro.


Atualmente estão matriculados em todo o estado do Piauí, em diversas modalidades dos cursos profissionalizantes, 599 estudantes no Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, 5.181 no Curso Técnico em Administração e 3.618 no Curso Técnico em Enfermagem. Os cursos técnicos possuem uma carga horária com duração de 01 ano e meio a 02 anos.


Ao agradecer a todos os presentes pela oportunidade de conclusão de seu curso técnico, a oradora das turmas, Nívea Maria Lira Oliveira, refletiu sobre as dificuldades do processo de aprendizagem durante a pandemia. “Não foi fácil e aprendemos que nada será. A nossa caminhada foi longa e difícil, tivemos que aprender quase que na velocidade da luz a lidarmos com a forma diferente de aprendizado em meio a pandemia, tivemos que continuar firme em nosso objetivo, mesmo com o coração em cacos e a alma dilacerada, depois de perder pessoas queridas, mas conseguimos chegar aqui, e este é o fruto de todos os nossos esforços”, falou ela emocionada.


A Paraninfa das turmas, Aline Maria da Costa Cruz, relatou que uma formatura é um momento especial não só para os formandos, mas para toda a família. “Esta é mais uma etapa concluída em suas vidas. Espero que vocês avancem para um curso superior e se preparem para concursos. Acreditem e lutem pelos seus sonhos, pois a educação é capaz de transformar vidas e mover barreiras”, incentivou.


Na oportunidade, a Diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (UETEP) e Coordenadora Geral no Estado do Piauí do Programa Novos Caminhos, Adriana Moura, fez o uso da palavra contando uma parábola, onde o moral da história foi mostrar aos formandos que devem sempre procurar fazer o melhor na profissão que escolheram, com compromisso, ética e muito amor. “Aqueles que se destacam, sempre fazem o melhor, e fazer o melhor como se fosse para vocês, para sua família”, frisou ela.


O Superintendente da Educação Técnica Profissional e EJA, José Barros Sobrinho, aproveitou a oportunidade para falar um pouco sobre a discussão nacional sobre o novo currículo Ensino Médio.

“Todos os estados brasileiros estão discutindo Ensino Médio, pois acontecerão mudanças importantes e, nesse contexto, informo a vocês que essa discussão também traz foco na Educação Profissional, no qual o aluno passa a ter a escolha do caminho que realmente quer seguir, ou seja, o aluno passa a ser realmente o foco das diretrizes da Educação. Quero dizer, também, que o estado do Piauí é o único que oferta Educação Profissional em todos os municípios”, informou o superintendente.