Pactuação de Metas para 2022: Seduc promove discussão de estratégias e prioridades para Educação do Piauí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nesta quarta-feira (06), as reuniões de Pactuação de Metas para o ano de 2022. O primeiro encontro aconteceu de forma híbrida e contou com a presença dos 21 gerentes Regionais de Educação (GRE), superintendentes, diretores e gerentes ligados a área de ensino da Seduc.

Quem abriu o evento foi o secretário da Educação, Ellen Gera, que pontuou tudo que foi implementado nos anos de 2020 e 2021 para diminuir o impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes. Em seguida, o secretário apresentou um balanço das ações da pasta em 2021 e anunciou a meta a todos os gestores e gestoras das GREs para 2022: Manter os resultados obtidos pelo Estado, GREs e escolas do Piauí no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, quando o Ensino Médio atingiu a média de 3.7 e o Ensino Fundamental Anos Finais

“Mesmo na pandemia, aumentamos o número de estudantes que melhoraram a aprendizagem. Isso é fruto do trabalho de cada gerente, diretor e professor que se esforçou para que a Educação não parasse e os alunos continuassem aprendendo. ”, frisou o gestor.

No encontro, o secretário destacou que a meta para 2022 é desafiadora, mas, com empenho, será alcançada. “Durante a pandemia, a rede fez um esforço enorme para que proficiência dos estudantes não regredisse e todo trabalho realizado foi com o objetivo de mitigar os danos e continuar avançando. O que vai nos mover agora, mais do que nunca, é a gente conseguir manter o padrão pré-pandemia. Sabemos que manter o padrão que deixamos é uma meta difícil, mas não é impossível. Se continuarmos trabalhando com metas e com determinação, vamos conseguir. Somos um dos estados do Brasil que mantém um avanço contínuo, desde que o IDEB começou a ser medido. A meta é não cair. A meta é seguir avançando", afirmou Ellen Gera.

O Superintendente de Educação Básica, Carlos Alberto Pereira, ressaltou a importância da gestão para melhorar índices educacionais. "Uma boa gestão faz um trabalho coletivo, com foco na aprendizagem e no cuidado com o estudante. O resultado desse trabalho é aprendizagem dos estudantes, alto percentual de frequência, aprovação, meta do Ideb batida, estudante passando no vestibular e tendo sucesso na vida profissional. Esse resultado não é uma meta da Secretaria da Educação e, sim, de todos os profissionais comprometidos e que fazem parte dessa rede", afirmou.

Durante o encontro as gerências regionais recebem um documento com  as metas preliminares, que a regional e  escolas, devem atingir em 2022. A partir das metas, por meio de oficina realizada com o apoio do Instituto Unibanco, gerencias  eleboram  um plano de ação que será executado ao longo do ano para atingir o resultado proposto durante o encontro.

A meta preliminar de cada Gerência e escola são obtidos a partir de cálculos estatísticos que consideram  variáveis que compõem as dados do Sistema de avaliação Educacional do Piauí (Saepi) e Ideb.
"No encontro de hoje, trabalhamos com  gerentes regionais e coordenadores de ensino e gestão das GREs. A partir da próxima semana, as metas estabelecidas nwssa reunião serão expostas às escolas em encontros que serão promovidos pelas GREs. A execução do plano de ações é acompanhada de perto pela Seduc e Gerências regionais. Essa ações, conhecida na rede como Circuito de Gestão, fez com que o Piauí avançasse significamente no Ideb", explicou Maria José Mendes, diretora de ensino e aprendizagem da Seduc.

A reunião de Pactuação de Metas é uma das atividades mais importantes do calendário anual da Secretaria de Educação.  O encontro, realizado em parceria com o Instituto Unibanco, acontece desde 2015 e promove a discussão de estratégias e prioridades para o respectivo ano e oportuniza o aprimoramento das metas que contribuem para a educação do Piauí.