CETI Joca Vieira realiza atividade sobre saúde emocional e bem- estar para estudantes

Com a proposta de falar sobre “Os Distúrbios da Ansiedade”, o Centro de Educação de Tempo Integral Joca Vieira, pertencente à 20ª Gerência Regional de Educação (GRE), localizado na zona leste da capital, realizou, na última terça-feira (29) e quarta-feira (30), palestras sobre o tema. A atividade é parte da disciplina Seminário Integrador para a turma de 1° ano do Ensino Médio. 


A escola, localizada na Rua Des. Pedro Conde, 220 – Noivos, atende 250 estudantes em tempo integral e tem inserido em suas atividades novas disciplinas com a chegada do novo ensino médio em todo o país. “Eventos assim são muito importantes nesse momento na vida dos nossos alunos por estarem saindo agora de uma longa paralisia da vida de estudante devido à pandemia. Esses eventos servem pra motivá-los a entender e superar as angústias que se apresentam na sociedade contemporânea”, explica o gestor da escola, Ferdinan Francisco do Nascimento.  


A Palestra teve como convidada a psicóloga Yloma Fernanda Rocha, da Seduc, e teve como objetivo contribuir para a prevenção da depressão, discutindo a diferença entre medo e ansiedade, o diário das emoções, transtornos de ansiedade, os níveis de ansiedade, ansiedade moderada, categorias de pensamentos distorcidos e demais assunto relacionados ao tema. 

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Regivane Ferreira de Sousa, a disciplina Seminário Integrador faz parte da nova matriz do Ensino Médio. A temática maior é saúde e as turmas de primeiro ano escolheram essa temática relacionada aos distúrbios de ansiedade para reforçar a fundamentação teórica e atender as questões das demandas psicossociais que a escola possui.  

IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO  

A fase de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí dá continuidade ao primeiro ciclo neste início de 2022 e deve beneficiar mais de 220 mil estudantes. Serão beneficiadas 472 escolas de oferta de Ensino Médio regular e mais 88 de tempo integral em todo o estado.  Nesta primeira etapa, os estudantes passarão por uma fase de adaptação e contato com itinerários formativos na área de Projeto de Vida e disciplinas eletivas, que são aquelas em que os jovens são incentivados a produzirem conhecimento para uma Formação Geral Básica. 

Na prática, a implementação acontece de forma gradual e impacta na vida escolar de quem já está dentro do processo de formação e quem ainda irá iniciar. O aumento da carga horária total, que é a soma dos três anos do Ensino Médio, passa a ser de 3 mil horas, sendo 1800 horas da Formação Geral Básica (FGB), composta das disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e outras; e os Itinerários Formativos (IF) com 1200 horas, composto de disciplinas eletivas, Projeto de Vida e Trilhas de Aprendizagem.