Estudantes contarão com sala de mediação tecnológica no Quilombo Mimbó

O Quilombo Mimbó está conectado. O Governo do Piauí realizou, neste domingo (27), a implantação do projeto Mimbó Conectado, iniciativa que facilita acesso a Internet pela comunidade Quilombola Mimbó, localizada na zona rural de Amarante, 170 quilômetros de Teresina.

O secretário da educação, Ellen Gera, participou da solenidade de instalação da sala de mediação tecnológica para a Unidade Escolar Municipal Pedro Rabelo da Paixão e comentou os avanços conquistados para a comunidade na área da educação.

"Um dos grandes objetivos da mediação tecnológica é justamente levar a educação para essas comunidades que estão mais afastadas das zonas urbanas. Então, quando nós conseguimos implantar no Quilombo Mimbó um kit  de mediação tecnológica, foi uma satisfação muito grande, pois  nós sabemos que aqui estaremos dando acesso a educação para quem mora no quilombo. Vamos poder ofertar cursos técnicos, ter formação de pessoal e o nosso governador Wellington Dias já determinou que a gente possa trazer, além do curso técnico, o ensino superior para o Quilombo", afirmou Ellen Gera.

Os moradores receberam uma sala de aula toda equipada e um espaço cultural com cozinha e banheiros. O kit foi disponibilizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí com apostila para início das atividades letivas na sala, bem como equipamentos como quadro de acrilico, bebedouro industrial, três torneiras, dois ventiladores de parede, um conjunto professor, 70 conjuntos Aluno e 50 cadernos de 12 matérias, totalizando R$ 32.786,55 (trinta e dois mil, setecentos e oitenta e seis reais e cinquenta e cinco centavos).

Os equipamentos entregues auxiliarão no desenvolvimento dos 77 estudantes do Ensino Infantil e Fundamental, anos finais. Ainda na área da Educação, o governador Wellington Dias, ao lado da vice-governadora Regina Sousa, do secretário Ellen Gera e do secretário da fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, assinaram os termos de autorização para iniciar a modernização da unidade escolar no Quilombo Mimbó. Com a ampliação, será implantado ainda o curso de turismo por meio da educação profissional.

"Hoje o Mimbó está conectado ao mundo, logo, nós poderemos continuar com o sonho de chegarmos aqui com a educação técnica e ensino superior por meio da mediação tecnológica e isto faz uma mudança enorme para a região, tornando possível ter o ensino básico, técnico e, futuramente, o superior para toda a comunidade", declarou o governador Wellington Dias.

Através da PPP Piauí Conectado, a tradicional comunidade quilombola receberá seis pontos de acesso público e em todas as casas que possuem estudantes, além da entrega de 98 tablets, após mapeamento para identificar a necessidade de conexão da comunidade.

Marta Paixão, presidente do Conselho Comunitário de Moradores da Comunidade Quilombola Mimbó, destacou a importância dos projetos instalados pelo estado.

“Recebemos com muito entusiasmo os projetos aqui entregues com os pontos de internet e também as novidades para nossa comunidade na área da educação, com as salas equipadas e os cursos que iremos fazer mais a frente. Foram meses de movimentação para receber uma política de qualidade que alcance todo o potencial que o Quilombo Mimbó pode oferecer”, declarou a líder.