Governador entrega reforma do polo UAPI Isaías Coelho

“Fiz um desafio para que os que estão nessa fase já próxima da conclusão. Fazer um projeto para voltar a ter um empreendimento, que tenha o apoio do estado”, disse o governador Wellington Dias na entrega oficial da reforma do polo da Universidade Aberto do Piauí (UAPI) de Isaías Coelho, que recebeu investimentos na soma de mais de 300 mil reais do PRO Piauí. Além da cidade, outras 9 deverão receber as obras 100% concluídas nas próximas semanas.


A soma dos investimentos é um dos eixos do desenvolvimento educacional promovido pelo governo do estado para qualificação do piauiense. “Então, a ideia é que a gente incentivando, estimulando, mas principalmente com a qualificação adequada na área da gestão, a gente possa tanto pelo setor público, setor privado, como empregado ou como empreendedor, abrir novas oportunidades para elas, para eles e também para o Piauí”, disse o governador. 


Só no polo de Isaías Coelho, que funciona na escola da rede estadual U. E. Ubiraci de Carvalho, o ambiente utilizado pela UAPI conta com Laboratório de Informática devidamente equipado com computadores, biblioteca, sala de Estudo, coordenação e 2 banheiros. O valor da obra foi orçado em R$ 122.079,35 e mais R$ 94.883,10 para a compra de equipamentos.  


Ainda de acordo com Wellington Dias, essa descentralização do ensino superior com a expensão da UAPI tem por objetivo ampliar o número de pessoas com qualificação a cada novo período não só com o curso de Administração, mas com outros cursos e também a oferta de especializações como administração do setor público, administração empresarial e diversas outras áreas. 


OFERTA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UAPI 

A parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tem o objetivo de universalizar o Ensino Superior em todo o Piauí e promover qualidade por meio da educação à distância, um dos eixos do PRO Piauí Educação. A UAPI iniciou ainda em 2017 com a primeira etapa e a abertura de 60 polos. Já em 2018, a segunda etapa com mais 60 polos, totalizando 120.  Com a terceira etapa, em mais 63 polos, a ação chegará a 183 cidades piauienses.    

Atualmente é ofertado o curso de Administração, mas o Governo do Estado está em fase de ampliação e estuda a possibilidade de oferta de novos cursos com Projeto de Lei 39/2020 que cria o Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Tudo vem sendo acompanhado pela Superintendência de Ensino Superior da Seduc, que dá todo o suporte e gerencia as ações visando garantir informação e qualidade aos cidadãos que desejam ingressar no ensino superior sem precisar sair de suas cidades.