Caravana Juntos para Avançar reúne gestores para avaliação das ações pedagógicas


O objetivo de recuperar a aprendizagem e resgatar estudantes que tenham se evadido das escolas devido à pandemia de Covid-19 tem sido a principal ação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) através da Caravana do Programa Juntos para Avançar. Encontros aconteceram na quarta (22) e quinta-feira(23) e reuniram técnicos da Seduc, gestores da 18ª, 20ª e 21ª Gerênciaa Regionais (GRE) e gestores escolares para discutirem e avaliarem ações que vêm sendo realizadas, além de planejar as próximas. 
 

De acordo com a gerente de Ensino médio da Seduc, Regina Monteiro, o foco do encontro é na avaliação externa, mas também no que vai acontecer no mês de novembro, que é a aplicação das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a avaliação interna, o fluxo da busca ativa e o retorno híbrido.  "Estamos com esse foco com todos os gestores escolares e todas as equipes das 21 Gerências Regionais. Então, nós estamos fazendo esse trabalho com foco na mobilização dos professores e dos estudantes olhar para aprovação, reprovação e abandono como também olhar para a melhoria da proficiência", explicou Regina.
  

A gerente da 21ª GRE, responsável pelas 31 escolas da zona sudeste de Teresina, Walderice de Carvalho Rodrigues, disse que a Busca Ativa, disponibilização de materiais e meios de acesso ao ensino estão sendo trabalhados pelas escolas para que os estudantes tenham suporte e não desistam dos estudos. "As escolas realizam Busca Ativas desses alunos das diversas formas possíveis, bem como indo às escolas, às comunidades mais longínquas e disponibilizamos o carro da GRE para dar suporte às escolas na busca desses alunos", disse. 


O gestor do CETI Raldir Cavalcante, no bairro Renascença, Carlos Eduardo, explica que a instituição atende mais de 350 estudantes do 9° ano do ensino e do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio. "Nós estamos atendendo, agora de forma híbrida, trezentos e cinquenta e oito alunos presenciais", disse o diretor, frisando que foi feita "uma autoavaliação dos resultados que a gente tem nesse acompanhamento remoto para poder intensificar e fazer revisões com esses alunos que se distanciaram devido à pandemia".  


A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA), Maria José Mendes, explica que a ação acontece nas 21 GREs e tem garantido um diálogo de proximidade com todos os atores envolvidos no processo de desenvolvimento da educação no Piauí. "A caravana tem como foco refletir, orientar, construir e socializar com todos esses atores da educação. Nosso desenvolvimento educacional e a garantia de aprendizagem dos estudantes são nossos objetivos principais", disse.