Cinema na Escola: CETI Didácio será primeira escola a oferecer o curso para estudantes

A cultura está presente nas escolas da Rede Estadual de Ensino e uma reunião com a vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, na manhã desta terça-feira, 21, deu o pontapé inicial para a implantação do "Projeto Cinema na Escola". O cineasta Cícero Filho, que já tem grandes trabalhos como o filme ?Ai que Vida?, apresentou as etapas que o projeto terá para início ainda este ano.  


O coordenador das escolas de Tempo Integral na Seduc, Alberto Machado, explica que algumas instituições de ensino já ofertam a atividade, mas agora, com o projeto, elas terão as condições de sistematização para que os estudantes tenham orientações técnicas e aulas direcionadas à produção audiovisual e o desenvolvimento de outras habilidades que a área exige.  

"Agora, como nós teremos um profissional como o Cícero, o projeto vai se desenvolver. Já estamos de vento em polpa e os estudantes já estão inscritos. Quem vai sediar é o CETI Didático Silva (no Grande Dirceu) e são trinta e cinco alunos, sendo 50% das vagas destinadas ao Didácio e as demais são para as outras escolas, para darmos a oportunidade do estudante de uma outra escola que tem talento e quer fazer parte do curso", explicou Alberto. 


Na reunião foi apresentado um cronograma inicial e discutido como isso deverá impactar na vida dos participantes. De acordo com Cícero Filho, o projeto trabalhará de ponta a ponta onde serão alinhadas teoria e prática. "E ao término do projeto, que tem a duração de nove meses e carga horária de 200 horas aulas, a gente vai produzir um filme junto com os alunos, um curta-metragem. É um projeto em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura e o apoio do Governo do Estado", disse o cineasta. 

Durante o curso, os participantes vão aprender a fazer roteiro, fotografia, atuação pra cinema, acesso aos softwares de edição, vão entender um pouco sobre edição, corte, música, trilha sonora, dentre outros segmentos que o cinema abrange. Será um curso coordenado pelo cineasta Cícero Filho e outros profissionais do Ceará e São Paulo. A proposta é que após a seleção as aulas já comecem no mês de outubro.
  

"Será uma importante ação para desenvolvimento cultural dos alunos da nossa rede de ensino. Estamos com o projeto de fazer disso um dos nossos Itinerários Formativos com a chegada do Novo Ensino Médio, que fala justamente sobre esse protagonismo juvenil. Eles irão aprender como se faz cinema e isso envolve muitas áreas do conhecimento e a tecnologia, que está cada vez mais presente na vida não só dos estudantes, mas de toda a comunidade escolar", disse o secretário Elle Gera.