Estudantes arrecadam 1,5 tonelada de alimentos em gincana solidária

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, localizado na zona Sudeste de Teresina, conseguiram arrecadar mais de uma tonelada e meia de alimentos não-perecíveis durante a Gincana da Solidariedade Didácio 2021. A gincana teve seu encerramento na última sexta-feira, 17, e foi organizada com atividades virtuais e presenciais envolvendo os 750 alunos matriculados no Ensino Médio e toda a comunidade escolar.


Os alimentos não-perecíveis serão doados para instituições de caridade na cidade de Teresina, como Casa de Palha, Abrigo São Lucas, igrejas, pessoas das comunidades Santa Teresa, Vila Ferroviária e famílias carentes próximas da escola.


A Gincana da Solidariedade foi pensada como um evento socioeducativo com a organização por disputa entre equipes visando à integração entre alunos e o estímulo ao trabalho em equipe, conforme informou a diretora da escola, Tetê Castro. "Nosso objetivo maior foi proporcionar a integração entre os alunos dos diferentes segmentos, fundamentando-se na educação ambiental, ética e cidadã, extrapolando os limites da escola, por meio de atos de solidariedade", relata a diretora.


Outra forma de arrecadação estimulada pela escola envolveu a conscientização ambiental e a coleta seletiva. Na disputa entre as equipes, os estudantes buscaram coletar a maior quantidade de garrafas plásticas pela comunidade próxima à escola. Os produtos recicláveis foram entregues a entidades que trabalham com o recolhimento destes materiais.

Durante a gincana, os estudantes participaram de atividades que incluíram a criação de grito de guerra, apresentação da mascote, quiz, paródia, a arrecadação de alimentos não perecíveis e de produtos de higiene pessoal e fralda geriátrica, produção de pintura em tela. 


Os estudantes realizaram, ainda, a gravação de um vídeo de curta duração apresentando pessoas, entidades ou projetos locais, regionais e inspiradores.