Projeto de intensificação da aprendizagem - Simula Mais Piauí inicia nesta terça (21)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA) e Unidade de Educação com Mediação Tecnológica (UEMTEC) implementam o programa Juntos Para Avançar com o projeto de Intensificação da Aprendizagem-Simula Mais Piauí. Os aulões e simulados têm início nesta terça-feira (21), com transmissão pelo Canal Educação.

O projeto tem como objetivo geral fomentar um plano de melhorias na qualidade da educação por meio da correção do déficit de aprendizagem e de fluxo, tendo como foco principal ações pedagógicas que atendam às necessidades dos estudantes da Rede, gerando novas oportunidades de aprendizagens e consolidação dos conhecimentos em língua portuguesa e matemática.

A diretora da UNEA, Maria José Mendes, destaca que os simulados são um importante instrumento no processo de aprendizagem dos estudantes. Além de os ajudar a fixar os conhecimentos aprendidos, a aplicação de simulados ajuda a gerenciar melhor o tempo e a traçar uma estratégia de prova, auxilia no controle emocional e no preparo físico, influencia positivamente o processo de aprendizagem, pois funcionam como um caminho para que os estudantes entendam como se portar diante das avaliações internas e externas, como o Saeb, SAEPI, Enem, concursos públicos, entre outros.

"Os simulados oportunizam aos estudantes a possibilidade de fortalecer sua resistência e estabelecer uma conexão entre corpo e mente. É com a persistência desses treinos, criando o hábito de realizar esse tipo de atividade, que eles conseguirão superar as dificuldades, os desconfortos, e permanecerão atentos à prova, ampliando a possibilidade de êxito, o que dificilmente ocorreria sem essas atividades rotineiras. São muito os benefícios que esse tipo de atividade traz aos estudantes, seja no aspecto da preparação cognitiva, emocional, física e psicológica para a realização de uma grande prova, seja pela motivação que os manterá firmes nas conquistas pessoais que são decisivas para suas vidas e as de seus familiares", relata a diretora.

O projeto compreende três momentos: Aulões de reforço para fortalecer a aprendizagem de estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio no intento de atingir a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; Envio de Simulados pela SEDUC/Canal Educação para o 9ºano do Ensino Fundamental e 3ª série de Ensino Médio para serem aplicados presencialmente conforme cronograma da escola na semana prevista; Correção comentada ao vivo e cada item respondido será transformado em "pílula", vídeo curto, ou seja, gravação por item e assim como as aulas, ficarão gravados na plataforma canaleducacao.tv, para uso posterior e revisão conforme definição do professor da turma.

A participação/protagonismo no aulão e aplicação do simulado corresponderá a 40% da nota da avaliação qualitativa de setembro (Q2) do 3ºbimestre e outubro (Q1) do 4ºbimestre. A resolução/resultado do simulado corresponderá 20% do percentual de produção textual e comporá a nota da avaliação qualitativa de setembro (Q2) do 3ºbimestre e outubro (Q1) do 4ºbimestre. Esta atividade pode ser usada para recuperar e compor a avaliação qualitativa do estudante.

A diretora da UEMTEC, Viviane Carvalhedo, afirma que em tempos de distanciamento social em que os estudantes permaneceram longe do chão da escola, não há dúvidas de que precisamos lançar mão de estratégias que possibilitem a mitigação das perdas de aprendizagem e utilizar ferramentas que minimizem as impactos educacionais.

"Com a continuidade do ano letivo de 2021, o reforço persistente através de simulados auxiliará as instituições de ensino a identificarem os níveis de proficiência em que seus alunos se encontram, será possível corrigir as defasagens decorrentes do ano letivo de 2020", finaliza a diretora.

Serviço:

SIMULA MAIS PIAUÍ