Inscrições abertas para curso de formação continuada em Diversidade Biocultural na Escola

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que as inscrições para o curso de formação continuada "Diversidade Biocultural na Escola - curso online para professoras e professores da educação básica" já estão abertas. Trazendo a diversidade biológica e cultural como tema central, o curso tem como objetivo contribuir com a qualificação de professores do Ensino Básico, visibilizando conhecimentos e práticas de Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais e Locais, destacando aqueles relacionados ao manejo e conservação da biodiversidade.

Totalmente online e gratuita, a formação também é voltada para estudantes dos cursos de licenciaturas, educadores em geral e demais interessados no tema, e terá certificação de 30h, com encontros síncronos nos dias 16/10, 23/10, 06/11 e 20/11/2021. Receberão certificado aqueles que contabilizarem 75% de presença nas atividades do curso.

As inscrições seguem abertas até o dia 12 de outubro de 2021 e podem ser feitas por meio do site https://www.even3.com.br/bioculturalnaescola/.

O curso é uma co-realização entre o Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica da UFSC, o projeto Semear Ideias - Práticas Sustentabilidade da Faculdade Municipal de Palhoça, e a regional sul da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia.

Mais informações: bioculturalnaescola@gmail.com.

Confira a programação:

Dia 16/10/2021

8h Momento de abertura e boas-vindas

8h30 Esclarecimento da dinâmica do curso

8h45 Aula 1 - Conhecimentos e práticas culturais indígenas na escola: reflexões para a construção de um mundo mais justo e sustentável

Ministrante: Walderes Coctá Priprá - Nascida na Terra Indígena Laklãnõ de Ibirama -SC, cursou Licenciatura em Letra Port/Esp, na universidade Uniasselvi- SC e Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica com Ênfase em Humanidades na UFSC, Mestre em História com linha de pesquisa em Arqueologia, Etnohistória e História Indígena, também pela UFSC.

10h15 Intervalo

10h30 Aula 2 - Diversidade Biológica e Diversidade Cultural na escola - uma conexão necessária

Ministrantes: Natalia Hanazaki - Professora Titular  do Departamento de Ecologia e Zoologia, UFSC; Sofia Zank - Professora Colaboradora da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP).

11h30 Orientação das atividades remotas

Dia 23/10/2021

8h  Aula 3 - Aprender e fazer ciência na escola: processos investigativos e interdisciplinares na interface entre diversidade biológica e cultural.

Ministrantes: Rafaela Helena Ludwinsky - Doutora em Ecologia pela UFSC; Bruna Santos da Silva - Mestra em Ecologia pela UFSC.

9h Aula 4 - Memórias e conhecimentos ancestrais indígenas

Ministrante: Representante indígena (nome a confirmar)

10h30 - Aula 5 - Uso histórico da biodiversidade

Ministrantes: Nivaldo Peroni - Professor Associado do Departamento de Ecologia e Zoologia, UFSC; Gustavo Lemes - Graduando em Ciências Biológicas pela UFSC.

11h30 - Orientação das atividades remotas

Dia 06/11/2021

8h - Aula 6 - Diversidade Cultural

Ministrantes: Ariane Saldanha de Oliveira - Doutoranda em Biologia de Fungos, Algas e Plantas pela UFSC e professora do Instituto Federal do Paraná; Maiara Cristina Gonçalves - Doutoranda em Biologia de Fungos, Algas e Plantas pela UFSC

9h - Aula 7 - Educação, identidade e território - relatos da educação quilombola no estado de Santa Catarina.

Ministrantes: Professoras de educação quilombola do estado de Santa Catarina (nomes a confirmar)

10h30 - Aula 8 - Conhecimentos, usos e benefícios da biodiversidade

Ministrantes:  Maiara Cristina Gonçalves - Doutoranda em Biologia de Fungos, Algas e Plantas pela UFSC; Ariane Saldanha de Oliveira - Doutoranda em Biologia de Fungos, Algas e Plantas pela UFSC e professora do Instituto Federal do Paraná.

11h30 - Orientação das atividades remotas

Dia 20/11/2021

8h - Aula 9 - Conservação biocultural, políticas públicas e sustentabilidade

Ministrantes: Graziela Dias Blanco - Doutoranda em Ecologia pela UFSC e membra do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica/SC; Michel Tadeu R. N. de Omena - Doutorando em Ecologia pela UFSC, Analista Ambiental no Parque Nacional de São Joaquim (ICMBio).

9h - Aula 10 - Políticas Públicas e a Conservação da Biodiversidade pelos Povos e Comunidades Tradicionais

Ministrante: Marlene Borges  - Engenheira agrônoma, mestre em planejamento e desenvolvimento rural sustentável, liderança comunitária, agricultora, pescadora, artesã e brincante de boi de mamão.

10h30 - Aula 11 - Praxis pedagógica antirracista no contexto escolar

Ministrante: Andresa de Souza Ugaya  - Professora Doutora em Educação Física docente do departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru. Coordena o Laboratório de Corporeidade, Cultura e Arte (LACCA) e o Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas da Cultura Popular "Pavio de Candeeiro" e integrante do grupo "Batuque das Maria". Vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEf).

11h15 - Aula 12 Diversidade biocultural em sala de aula: compartilhando ideias e reflexões sobre a prática docente no ensino básico

Ministrante: Mayana Lacerda Leal - professora efetiva de Biologia da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, atuando também no Marista Escola Social Lúcia Mayvorne.  É mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e licenciada em Ciências Biológicas pela mesma instituição.

11h45 -Finalização