Estudantes Piauienses conquistam medalha na Olimpíada Nacional de História




Maria Luisa Vasconcelos, Maria Luisa Batista e Ana Letícia Eustórgio, estudantes do 1° ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, em Regeneração, conquistaram a medalha de cristal na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil 2021 (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No Brasil, foram mais de 9 mil equipes inscritos, cada equipe composta por 3 alunos. Ao todo, 195 equipes iniciaram a Olimpíada. A cerimônia de premiação foi realizada no último domingo, com transmissão pelo Youtube. Este é o segundo ano em que o anúncio dos medalhistas é realizado de forma on-line, devido à pandemia. 

Estudantes de 14 estados conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. No total, 90 grupos receberam medalhas, sendo 20 de ouro, 30 de prata e 40 de bronze. A final contou com 414 equipes de 99 cidades de todos os estados. Eles participaram de seis fases online da competição, além da final, no qual realizaram uma prova dissertativa também de forma virtual. 

A região Nordeste foi a que mais somou equipes medalhistas: um total de 57. Pernambuco é o estado com maior número de equipes com medalhas: 17 no total. Na sequência estão São Paulo, com 15 equipes; Bahia, com 14; Ceará, com 13; Rio Grande do Norte, com 12; e Paraná, com 5 grupos.

Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro somaram 4 equipes medalhistas cada um. Já Alagoas, Pará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina e Sergipe tiveram uma equipe medalhista cada.



De acordo com a gerente da 6ª Gerência Regional de Educação (GRE), Carla Goriete, mesmo em um ano de pandemia, a U. E. Alberto Leal Nunes não desistiu e é participativa de várias olimpíadas. "A ONHB foi um marco para nossa escola e para todos nós da 6ª GRE e Secretaria de Educação. As 3 alunas chegaram até a final, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas esse ano. O diretor, Ismael Dantas, foi peça fundamental nessa conquista e meu sentimento é de gratidão e felicidade. Hoje somos Medalha de Cristal, que para todos nós, vale Ouro", comemora a gerente.

Do Piauí, as 4 equipes piauienses que chegaram à grande final foram 03 equipes da rede privada, do Colégio Dom Barreto, e uma equipe da rede pública estadual, a equipe "Analistas", da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, de Regeneração, que participou com 06 equipes.

Após sete fases, que duraram 3 meses de Olimpíadas, a equipe "Analista" fez a prova dissertativa em agosto, de forma on-line, monitorada em tempo real pelos organizadores e conquistaram a medalha de Cristal.

"Além de diretor da escola, fui orientador das equipes na olimpíada por minha formação ser da área de História. Considero essas atividades como a Olimpíada de História extremamente significativa porque trabalham várias habilidades dos estudantes. Tem sido uma das práticas da escola, o circuito olímpico em várias áreas o que tem identificado em diversos alunos várias habilidades. Todas as áreas estão sendo contempladas, matemática, português, história, geografia, inglês, física, biologia e as demais", afirma o diretor.