Gerência Regional realiza ação alusiva ao Setembro Amarelo

No Brasil, todos os dias, cerca de 32 pessoas dão fim à própria vida. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos. Na manhã desta quinta-feira (16), a 20ª Gerência Regional de Educação (GRE) realizou uma ação alusiva ao Setembro Amarelo com cerca de 50 servidores lotados na sede da Gerência.

De acordo com a gestora da 21ª GRE, Luísa Vieira, a equipe multiprofissional da Gerência fez uma breve apresentação dos pontos de apoios de atendimento à saúde mental. "Buscamos enfatizar a importância de cuidar de si e do próximo. Foi um momento muito importante, com dinâmicas com as equipes, nos quais os grupos expressaram o que os fazia sentir-se bem", explica.

Lavínia Resende, Psicóloga da Gerência Regional, explica que o evento Setembro Amarelo fez uma reflexão sobre o autocuidado e de reconexão consigo, não só voltado pra saúde mental, mas também para o corpo. "No encontro de hoje também falamos sobre as políticas sociais e no quanto isso interfere na nossa vida em relação também à saúde mental, como a alimentação, o acesso à moradia, já que muitas pessoas não têm esses direitos mínimos, e futuramente vai gerando tristeza, ansiedade ou depressão", disse.

"Foi um momento para refletir que a saúde mental não está relacionada somente a transtornos ou doenças psíquicas. Precisamos buscar por nosso bem-estar, com exercício físico, uma boa alimentação, um trabalho digno. Tudo isso faz parte para que possamos manter essa saúde mental", finalizou.