CETI Raldir Cavalcante realiza encontro Repertório Sociocultural para o Enem

 

Pautado numa concepção de trabalho contínuo, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Raldir Cavalcante Bastos, escola de tempo integral da 21ª GRE, localizado na zona Sudeste de Teresina, realiza, nessa sexta-feira (17), o encontro "Repertório Sociocultural: Como ampliá-lo?". Esse é o segundo momento de uma ação que visa contribuir com a comunidade escolar para fortalecer as aprendizagens focadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.


 

A estudante Isabela Arrais, do terceiro ano do Ensino Médio, revela como tem sido sua preparação ao longo do ano letivo.

 

"Desde o início do ano adotei um cronograma de estudos e, com isso, passei a ter mais foco pesquisando os assuntos mais recorrentes. Além disso, assisto videoaulas e resolvo simulados", destaca a aluna do CETI.

 

Tendo em vista a proximidade das provas, Isabela ainda aconselha os participantes. "Se a gente for pensar que não consegue, vamos afundar. Então, a mensagem que deixo é de otimismo e persistência", complementa.

 

A ação educacional proposta pretende propiciar condições para que o estudante permaneça aprendendo em outros espaços, levando em conta a reconsideração e ressignificação das aprendizagens construídas frente à multiplicidade de saberes.

 

Para Dulcinete Passos, professora de Filosofia, o que deve ser priorizado é a revisão dos principais teóricos. Em seu trabalho, ela utiliza mapas mentais como estratégia facilitadora para evidenciar o que deve ser estudado.

 

"Vários fatores interferem nessa reta final. Os estudantes precisam focar nos estudos, mas também precisam de calma e tranquilidade para realizar as provas", frisa a professora.

 

Sabe-se que existe uma tensão própria no fim da Educação Básica, pois é nessa etapa que os estudantes são provocados para tomar decisões importantes quanto ao seu futuro. Com base nisso, a escola desenvolve o Projeto "Papo que resolve", que conta com a participação de profissionais de diversas áreas para dialogar com a comunidade escolar.


 

Como convidado, o professor Alberto Machado, coordenador das escolas de tempo integral ministrará palestra no evento. "As estratégias são inúmeras, mas nesse momento de reta final, muita leitura ajuda bastante, assim como estar sempre bem informado para conseguir escrever bem, expor suas ideias claramente e saber defendê-las", lembra.

 

O coordenador destaca ainda a importância de manter uma rotina de horário de estudos focada em melhores perspectivas no que se refere ao acesso ao ensino superior. Para ele, os estudantes das escolas públicas estão bem apoiados por meio dos projetos oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), das revisões periódicas, simulados, dentre outros.

 

"Vejo que há um avanço no número de aprovações como mostram os resultados dos últimos anos. Tudo isso é fruto do empenho da rede, das equipes gestoras e dos professores, por causa do compromisso com os estudantes para que cheguem ao ensino superior", acrescenta Alberto Machado.

 

Projeto também homenageia profissionais da educação

 

O projeto Papo que resolve: diálogos e vivências também lança a ação Reconhecer, para valorizar o trabalho dos funcionários da escola e comunidade em geral. Nessa sexta-feira serão homenageados um agente de portaria e uma secretária, pelos relevantes trabalhos em prol do desenvolvimento da educação.


Primeiro evento.