Gestores escolares discutem estratégias para Ideb no Ensino Fundamental

Os gestores escolares da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE) estiveram reunidos nesta quinta-feira (16) para discutirem estratégias para ampliar o desempenho das escolas quanto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. Organizado pelo Núcleo de Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o encontro aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Professor João Mendes O. de Melo - Premen Norte.

No encontro os gestores participaram de análises e discussões quanto à estratégia para ampliar as ações no chão da escola voltadas para o Ensino Fundamental, que impactam diretamente no ensino e aprendizagem, tomando como referência as disciplinas de língua portuguesa e matemática, mensurados no Ideb.


O Coordenador do Núcleo de Acompanhamento (Seduc), Edmilson Pereira, informou que no encontro os gestores devem realizar diagnósticos das metas escolares de momento e projetar ações para avançar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021.

"O nosso encontro tem o objetivo de fazer uma análise dos indicadores de aprendizagem como aprovação, reprovação, abandono e evasão escolar, todos estes indicadores refletem na nota do Ideb. Assim, precisamos fortalecer atividades nas escolas que possuem o índice e montar estratégias de aprendizagem a serem implementadas nas escolas que não desenvolveram as projeções de metas", detalhou Edmilson.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).