Escolas de tempo integral organizam atividades sobre saúde mental

No mês de campanha do Setembro Amarelo, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Barras, a 128 quilômetros da capital Teresina, realizou programação especial abordando diversas temáticas referentes à saúde mental para a comunidade estudantil.

A ação aconteceu no espaço escolar na quarta-feira (15) com a proposta de abrir espaço para fala e escuta sobre a temática do suicídio e também disponibilizar informações por meio de palestras ministradas pelos profissionais da equipe multiprofissional da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE) que compareceram à atividade.

Com o tema "Bem me faz me Querer Bem", a assistente social Eliene Ferreira e a psicóloga Mickaelle Carvalho orientaram professores e estudantes quanto às estratégias de cuidado em relação aos alunos e a identificação de alguma situação de alerta. Foram organizadas ainda ações complementares quanto à abordagem do tema com a utilização de mural informativo e textos reflexivos conduzidos por todo corpo docente da escola.

Segundo a diretora do Ceti, Rosélia Silva Araújo Lages, a inserção desta temática no cotidiano escolar foi pertinente diante da campanha "Setembro Amarelo", que direciona ações para a prevenção ao suicídio e conscientização dos cuidados com a saúde mental.

"Os professores estão se preocupando com a saúde mental e emocional dos seus alunos, pois os mesmos têm apresentado dificuldades em lidar com suas emoções, angústias e demais sentimentos, situação essa que tem se agravado nesse contexto pandêmico. Voltamos nossas atividades escolares, remotas e híbrida para esse tema, pois uma das primeiras formas de prevenção ao suicídio é a Educação, com derrubadas de tabus e compartilhamento de informações", declarou a gestora.

Já na cidade de Pedro II, o Ceti Tertuliano Solon Brandão também dedicou um momento com a comunidade escolar para conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio. Os estudantes, das três turmas do Ensino Médio, assistiram a palestras organizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Durante todo o mês de setembro haverão atividades diversificadas dentro da programação planejada pela equipe gestora.