Governo do Estado investe R$ 250 milhões em modernização da rede estadual

Um ambiente educacional propício a elevados índices de aprendizagem perpassa pela infraestrutura moderna e adequada para os estudantes se desenvolverem. Pensando no alcance destes índices, o governador Wellington Dias assinou ordem de serviço para obras de reforma e modernização de 262 escolas em todo o Piauí  durante solenidade realizada no Palácio de Karnak, nesta segunda-feira, 13.

A solenidade aconteceu de forma híbrida e, também, foi transmitida online marcando  o lançamento de editais para processo licitatório para obras de 213 escolas da rede estadual de ensino, com o investimento de R$ 232.090.594,08. Foi realizada ainda a assinatura da ordem de serviço para 49 escolas da rede estadual de ensino com reforma, ampliação, equipamentos e melhorias da infraestrutura em 24 municípios, com investimento na ordem de R$ R$21.923.075,15.

Por meio da  Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram anunciados investimentos superiores a R$ 250 milhões pelo PRO Piauí Educação, incluindo o novo modelo padrão das escolas da Rede, como destaca o Secretário da Educação, Ellen Gera.

"É importante destacar que o PRO Piauí como um todo é um programa de investimento do Estado com vários pilares importantes como o da infraestrutura e a Educação está inserida neste pilar. O governador Wellington Dias tem pautado a busca por uma escola que tenha tudo que o estudante necessita para alcançar a alta expectativa de aprendizagem e uma formação cidadã. O Piauí tem sido um estado de destaque nos indicadores educacionais, avançando no percentual de acesso aos diferentes níveis de escolaridade e agora, depois de muito trabalho da equipe do Governo do Estado, estamos no momento de assinatura de avançar com o PRO Piauí na área da infraestrutura. São 49 escolas que receberão investimentos em distintos municípios  e que passarão a ter prédio próprio da rede estadual", disse o gestor.

Segundo o governador Wellington Dias, os investimentos anunciados permitem a modernização de toda a infraestrutura de ensino, olhando para os novos desafios da próxima década. "Com os recursos dos precatórios nos é permitido fazer o investimento de 2 bilhões de reais na área da Educação e fizemos um plano para alcançar todos os piauienses a estarem na sala de aula, ter profissionalização e concluírem o  ensino superior. Sairemos de prédios improvisados e passaremos a ter escolas novas, completas e modernas no novo padrão. São escolas em Teresina, São Gonçalo, Floriano, Cocal dos Alves, Parnaíba, São João do Piauí. Então, praticamente todo o Estado terá investimento com toda a estrutura que uma boa escola precisa. São regiões diversas, com desenvolvimento específicos, mas que contarão com investimentos na área da educação", pontuou o chefe do executivo.

Modernização da rede estadual

O novo modelo de escola da rede estadual envolve estruturas que permitirão a conexão entre os ambientes, conforto mobiliário e espaços comuns; Salas de aula, banheiros com acessibilidade; Sala de Atendimento Especializado (AEE), refeitório com cozinha e pátio central, laboratórios (ciências e informática), auditórios, salas de mediação tecnológica, quadra entre outros espaços.

Entre os presentes na solenidade estiveram a Vice-Governadora, Regina Sousa, o Presidente da Assembleia Legislativa do PI, Themístocles Filho, a Deputada Federal Rejane Dias, e os coordenadores regionais do PRO Piauí.