Estudantes da região sudeste de Teresina recebem medalhas e menções honrosas pela OBMEP

Nesta quinta-feira (09), 27 estudantes teresinenses das escolas da região sudeste da capital, jurisdicionadas à 21ª Gerência Regional de Educação (GRE), receberam medalha e menções honrosas pela participação na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

As premiações são referentes às provas aplicadas em 2019 e deveriam ter sido entregues ainda em 2020, não acontecendo diante do quadro da pandemia de Covid-19. Os alunos da Rede Estadual do Piauí conquistaram, ao todo, 41 medalhas na 15ª OBMEP, sendo elas 04 medalhas de ouro, 15 medalhas de prata e 22 medalhas de bronze, além de 285 menções honrosas.

Na 21ª GRE, foram entregues uma medalha de bronze e 26 menções honrosas. Durante a solenidade, o medalhista Luigi Victor e Silva Coutinho fez um discurso de agradecimento.

"Agradeço à minha família e a todos da escola, em especial aos meus professores que ajudaram na caminhada para que eu chegasse até aqui", comemorou o estudante da Unidade Escolar Agnelo Pereira da Silva.

Criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área, a OBMEP é um projeto nacional direcionado para escolas públicas e privadas brasileiras. O projeto tem ainda como objetivos contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.