Estudantes do Ceti Maria Antonieta discutem notícias falsas em Café Filosófico

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral Maria Antonieta, localizado no município de Valença do Piauí, à 217 quilômetros de Teresina, participaram na manhã desta quinta-feira (08) da terceira edição do Café Filosófico. O debate proposto pela escola tem como tema "Fatos históricos e fake news: uma distopia contemporânea?", tendo em sua programação profissionais de diversas áreas para discutir as origens e a influência que as notícias falsas exercem nos dias atuais e, também, como evitar a disseminação virtual de maneira indiscriminada.

O projeto faz parte da programação do Plano de Gestão Escolar com ações voltadas para a Proposta de Flexibilização Curricular (PFC) do Novo Ensino Médio. A programação idealizada pela gestão escolar buscou desenvolver a prática de debates e reflexões possibilitando o acesso a temas que são do domínio da filosofia, da sociologia e das mais diversas áreas do saber.

A gestora da escola, Elisângela Melo, destaca que o projeto café filosófico do CETIMA é uma iniciativa das áreas das ciências humanas, especialmente a Filosofia e Sociologia, com o intuito de incluir o aluno do Ensino Médio no universo da reflexão e da visão social.

"Enquanto escola temos a obrigação de trazer para o âmbito escolar temas que são vivenciados por todos nós, afinal de contas a escola não imita a vida, mas, representa a própria, e nossa missão é fazer com que nossos alunos, diante dos desafios que a vida traz, estejam prontos para agir sobre sua realidade e transformá-la. Esse evento também faz parte do Plano de Gestão Escolar com ações voltadas para a flexibilização do currículo (PFC) do novo ensino médio, assim, estamos mostrando na prática como o trabalho interdisciplinar é possível e altamente agregador. O projeto se justifica pela necessidade da formação de um pensamento crítico a partir da tradição filosófica frente ao mundo das Fake News e da pós-verdade", esclareceu a diretora.

O debate contou com a participação das turmas de terceiro ano do Ensino Médio e contará com mais uma etapa no próximo dia 17 de novembro de 2021.

Entre as palestras, a programação aborda: Os meios de comunicação e as Fake News (Jornalista Caroline Soares de Sousa); A filosofia das Fake News (Prof. Leonardo Paulo Alves de Sousa); a palestra virtual - Os efeitos psicológicos das Fake News (Estagiárias do Curso de Psicologia ? UESPI- Teresina-PI); História, Mitos e Fake News (Professor/Historiador Antônio José Pereira da Silva); Cyberbullying: O que é e como pará-lo (Equipe Multiprofissional da 7ª GRE) e finaliza com a palestra - Fake News é crime no Brasil? (Representante da OAB - Subseção Valença do Piauí ? PI)