Seduc realiza encontro com equipe multiprofissional que atuará em escolas da rede estadual


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), realiza encontros virtuais nos dias 8, 9 e 10 de setembro com as equipes multiprofissionais distribuídas nas áreas da Psicologia, Assistente Social, Psicopedagogia, apoio jurídico das Gerências Regionais e SEDUC aprovados no último seletivo. Na oportunidade aconteceu o lançamento da Cartilha de Mediação de Conflitos: construindo caminhos para a cultura de paz. 
 

Os profissionais foram aprovados no edital SEDUC-PI/GSE N° 08/2021 para fortalecer as equipes multiprofissionais de cada Gerência Regional de Educação e na SEDUC (UGIE e NUAPSI). Com público de 115 pessoas, os encontros têm a presença do superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira da Silva,; da diretora Francisca de Almeida Mascarenhas, da Unidade de Gestão de Pessoas (UGP); da gerente Elisângela Silva Duarte, da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID); e Ana Rejane Barros, diretora da UGIE; e Nádia Sivânia Sucupira, do Núcleo de Atenção Psicossocial (NUAPSI). 

A Seduc vem acompanhando através de um grupo de trabalho situações que provocavam e/ou favoreciam situações de agressividade, violência, indisciplina entre os alunos da Rede. "Em 2018, a parceria com o Mobieduca.me oportunizou a aplicação de questionário sobre ocorrência de bullying entre os alunos. O questionário respondido por mais de 57 mil alunos da Rede foi o primeiro estudo técnico. O questionário revelou mais de 120 mil registros de situações de violência e bullying pelos alunos da Rede. Esses dados desencadearam a necessidade de estabelecermos uma atenção especial às vulnerabilidades vivenciadas pelos estudantes", explicou Carlos Alberto, sobre o lançamento da Cartilha de Mediação de Conflitos.
  

Durante a Pandemia, o trabalho tem sido bastante intenso e abrange atualmente a toda a comunidade escolar, além de técnicos nas regionais e sede da Seduc. A Seduc também entendeu a necessidade de constituir grupos nas escolas capazes de acolher e mediar conflitos. A Portaria SEDUC-PI/GSE Nº 295/2021, define a Implantação e o funcionamento do Comitê Escolar de Mediação de Conflitos nas Escolas da Rede Pública Estadual de Educação do Piauí. Esta é uma importante ação para fortalecer a autonomia da escola empoderando-a para mediar conflitos entre seus membros de maneira a implantarmos definitivamente a Cultura de Paz nas escolas estaduais. 

"Muitos são os desafios e os profissionais que estão participando dessa Formação têm o papel prioritário de demonstrar a importância do olhar e cuidado com a saúde emocional e bem-estar da comunidade educacional. Precisamos construir juntos estratégias para enfrentar o bullying, a violência, a depressão e os conflitos no interior da escola. Precisamos assegurar que a escola seja um lugar de alegria, descoberta, aprendizado, sonhos e projetos de vida. Precisamos corresponsabilizar todos os atores: direção, coordenação, professores, funcionários, alunos(as), pais/mães, equipes multiprofissionais, organizações sociais, conselhos escolares. Cada vez mais precisamos trabalhar para que a Escola seja acolhedora e inclusiva", explicou o secretário de educação, Ellen Gera.