Medalhista na OBMEP, estudante teresinense relata a importância da Matemática no cotidiano

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (08), a solenidade de premiação da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para os estudantes de escolas da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE), em Teresina.




As premiações são referentes às provas aplicadas em 2019. A entrega de medalhas deveria ter ocorrido em 2020, não acontecendo diante do quadro da pandemia de Covid-19. Os alunos da Rede Estadual do Piauí conquistaram, ao todo, 41 medalhas na 15ª OBMEP, sendo elas 04 medalhas de ouro, 15 medalhas de prata e 22 medalhas de bronze, além de 285 menções honrosas. Na 4ª GRE, foram entregues 12 medalhas na solenidade, sendo 1 de bronze e 11 menções honrosas.

Medalha de bronze na competição, a estudante Micherlane Rodrigues Machado da Silva, aluna da Unidade Escolar Prefeito Felismino Freitas, afirmou que "a Matemática está em tudo e é algo de suma importância para a vida de todos. Está no nosso cotidiano, desde as coisas mais simples, até a tecnologia que utilizamos".


 
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
 
Criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.



Nesta quinta-feira (09), recebem a premiação os estudantes teresinenses das escolas na região sudeste da capital, jurisdicionadas à 21ª Gerência Regional de Educação, em solenidade na U. E. Dr. Agnelo Pereira da Silva.