CETI Maria Antonieta realiza projeto Pré-ENEM: Revisão das Quintas

O Projeto "Pré-ENEM-Revisão das Quintas para o ENEM e Vestibulares" reúne várias iniciativas já existentes no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dona Maria Antonieta, localizado em Valença, com vistas ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São simulados, aulões e aulas de reforço escolar disponibilizadas aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio com a proposta de centralizar uma preparação focalizada no ENEM e nos vestibulares das instituições públicas e privadas do Brasil.

O Projeto "Pré-ENEM: Revisão das Quintas" é uma iniciativa da Gestão do CETI Maria Antonieta juntamente com o corpo docente, e vem acontecendo desde 2014, porém, com o passar dos anos foi sendo aperfeiçoado, e atualmente faz parte da programação do Plano de Gestão Escolar com ações voltadas para a Proposta de Flexibilização Curricular (PFC) e para o Plano de Ação do Jovem de Futuro do Instituto Unibanco parceria SEDUC/PI.

A diretora da escola, Elisângela Melo, revela que dada a importância do ENEM, em sua reestruturação, como prova unificada para o acesso às universidades públicas e IES privadas, evidenciou-se a necessidade de preparar ainda mais os alunos no intuito de compreender a metodologia, a estrutura, a filosofia e a aplicação dos conteúdos abordados nas provas do Exame.

"Durante o período intensivo deste ano de 2021, previsto de agosto a novembro, os educandos dos 3ºs anos do Ensino Médio são levados a compreenderem o nível de preparo que precisam atingir para conquistarem uma vaga em universidades. O programa contempla uma revisão completa dos conteúdos das três séries, especificamente nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, ofertando aulas nas quintas-feiras de toda semana e seguindo a grade de horários preestabelecidos. Os sábados letivos do nosso calendário escolar, seguintes às quintas das revisões, geralmente são utilizados para aplicação de simulados preparativos", revela a diretora da escola.

Para 2021 são previstas aulas de revisão de 11 de agosto a 18 de novembro de 2021, conforme distribuição na grade de horários do projeto, na qual as mesmas acontecerão semanalmente, todas as quintas-feiras, no horário de 07:30h às 16:30h, seguindo rigorosamente a metodologia de funcionamento do horário da Escola. A revisão está ocorrendo presencialmente e com transmissão ao vivo via Youtube.

"Esperamos como resultados obter as melhores colocações do ENEM das Escolas Públicas Piauienses, alcançar aprovações nos vestibulares das Universidades Públicas e Particulares, a aprovação de 90% das turmas dos 3ºs anos e a fidelização dos alunos do Ensino Médio. Com essa ação estamos há dois anos consecutivos conquistando o 9º lugar no ranking das melhores médias do ENEM, bem como nas aprovações", finaliza a diretora da escola.