Professores do norte do Piauí participam de oficina do Mais Aprendizagem

Formadores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão percorrendo todo o Piauí, realizando oficinas destinadas a professores de Língua Portuguesa e Matemática para fortalecer as habilidades e competências dos alunos da rede estadual de ensino. Nesta quinta-feira (02), aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Petrônio Portela a primeira etapa da oficina para os professores jurisdicionados à 1ª Gerência Regional de Educação GRE.

O encontro foi dividido em dois momento. Na quinta- feira (02) participaram do evento gestores de Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Bom Princípio e Buriti dos Lopes. Já na sexta-feira (03) vai acontecer a Oficina no CETI Pinheiro Machado para os docentes do município de Cocal dos Alves, Caxingo, Caraúbas e Murici dos Portelas.

A oficina na 1ª GRE está sendo ministrada pelas formadora Roquinha Bezerra, Antonia Celene, Márcia Damasceno e Sandra Nascimento. Na programação do encontro, foi realizado um diálogo com a temática SAEB, trabalhando a sua matriz. O intuito é planejar com foco no aprofundamento de competências e habilidades a partir dos níveis de desempenho. Foi abordado também o panorama do Mais Aprendizagem.

"A oficina é de extrema importância para fortalecer a prática do professor por meio de parcerias, sugestões, apontando caminhos e aprendendo habilidades em sala de aula. Continuamos em um cenário desafiador, no qual o diagnóstico é fundamental para o planejamento, para que os professores planejem com base nos resultados das metas de aprendizagem", explica a formadora Márcia Damasceno.

Para a professora de Língua Portuguesa, Jeane Brito, da Unidade Escolar Francisco Correia, localizada em Parnaíba, a oficina contribui para compartilhar as experiências vivenciadas. "Essa foi a primeira formação presencial que tivemos desde que iniciou o isolamento social. Momento muito importante para nos atualizarmos  com as novas metodologias de ensino", fala a professora.

Segundo a professora Maria das Neves, da Unidade Escolar Manoel Ricardo, localizada em Cajueiro da Praia, o momento foi muito esclarecedor. "Aqui estamos tendo a oportunidade de ampliar o conceito para uma visão mais ampla. Os formadores nos ajudam a compreender as avaliações internas em busca de melhoria para o aprendizado dos nossos alunos", afirmou.