Estudantes da U. E. Martins Napoleão participam de ação motivacional do Pré-Enem Seduc

Ao mesmo tempo em que propiciam atividades pedagógicas aos estudantes de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a coordenação do Pré-Enem Seduc realiza ações motivacionais nas escolas da rede estadual de educação. Nesta quinta-feira (02) foram os estudantes da Unidade Escolar Martins Napoleão, localizado no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina, que receberam os professores durante a visita motivacional.

A unidade oferta o Ensino Fundamental anos finais, o Ensino Médio e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) aos 875 estudantes matriculados nos turnos manhã e noite. Participaram da ação os estudantes que cursam o 3º ano do Ensino Médio e aqueles que cursam a etapa III da EJA.

O coordenador pedagógico na escola, Wellington Pacheco, destacou a ação do Pré-Enem Seduc para os estudantes, como o aprimoramento do trabalho já desenvolvido na sala de aula.

"Estamos participando hoje da ação que vem a complementar o trabalho realizado pela escola. Desde o início realizamos ações mobilizadoras junto aos estudantes como o auxílio no pedido de isenção da inscrição, disponibilizamos a escola para os alunos realizarem a  inscrição e o cartão de informação, resultando em um bom número de inscritos no Enem, assim, temos uma equipe que oferta este suporte. Retornamos agora às aulas híbridas com os estudantes que estão aptos a fazer a prova e esperamos que nossos alunos consigam um bom resultado", detalhou.

Hueynner Pereira estuda no Ensino Médio e relatou a importância da escola criar as condições para os alunos continuarem motivados durante todo o semestre letivo de pandemia.

"A escola está nos apoiando a todo momento, principalmente, nesse momento de pandemia que nos afetou, fazendo o máximo que pode fornecendo material, aulas on-line  e, assim, nos prepara para o Enem. Mesmo que este momento esteja sendo bem difícil para alunos e professores, acompanhamos uma dedicação para darem o suporte necessário como este momento para lembrarmos da preparação para o Enem", comentou o estudante.

Para Marina Carvalho, ter o reforço dos conteúdos facilita a sua preparação. "O Pré-Enem Seduc está sendo uma forma mais fácil para eu conseguir estudar para o Enem, pois esta será a primeira vez que farei a prova. Antes de acompanhar as revisões eu não fazia ideia de como iniciar os estudos. As revisões com o material que a escola oferece já me dá a confiança para fazer a prova", afirmou a estudante.

Os estudantes, no ano 2020, acompanharam a maioria dos conteúdos do Pré-Enem Seduc no formato de live, com a transmissão das aulas pela internet, via a página do Canal Educação no YouTube e no Facebook, além das transmissões da TV Antares. Neste ano, as aulas presenciais estão reforçadas com as revisões presenciais, sendo previstos 22 encontros, com número reduzido de estudantes.

O coordenador Geral Pré-enem Seduc, Wellington Soares, iniciou a conversa com os estudantes apresentando as ações e ferramentas para os estudantes se prepararem para o exame, o que inclui o lado motivacional.

"Este contato direto com os alunos é importante, pois fazia tempo que não tínhamos a oportunidade de sentir o entusiasmo deles. Viemos até a escola Martins Napoleão fazer uma fala motivacional ao percebermos que o estudantes necessitam desse momento. Estamos a pouco menos de 80 dias da aplicação do Enem e a motivação é essencial para os estudos para terem a gana de vencer os desafios. A atividade será estendida às outras Gerências Regionais com as revisões dos conteúdos e a Redação Nota Mil para motivar também os professores, pois é importante que os alunos sentirem que não estão sozinhos e esta motivação parte também da escola", pontuou o professor Wellington Soares.

Os estudantes ouviram atentamente os informativos e dicas motivadoras dos representantes da Secretaria de Estado da Educação sobre a qualificação ofertada pela Universidade Aberta do Piauí (UAPI), os projetos Redação Nota 1000 (Mil) e as rotinas necessárias para o ingresso no ensino superior por meio do Enem.

Estiveram presentes Lourdes Lopes, Superintendente de Ensino Superior; Viviane Carvalhedo, diretora de Mediação Tecnológica; Wellington Soares, coordenador Geral Pré-Enem Seduc; Hildalene Pinheiro, coordenadora Pedagógica Pré-Enem Seduc; José Carlos Feijão, professor de Ciências da Natureza; além da Gerente Regional de Educação da 19ª GRE, Marlene Lima, que também esteve no encontro com os estudantes destacando o trabalho da regional em empenhar e sempre fortalecer as ações educativas realizadas nas escolas em prol dos estudantes.