Escola de São Miguel do Tapuio implanta sala de acolhimento



O brilho no olhar revela o quanto foi importante o retorno das aulas para os alunos Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lima Rebelo,  localizado no município de São Miguel do Tapuio. A escola iniciou suas atividades no formato híbrido, nesta terça-feira (31), e pôde aproximar, de forma segura, alunos, professores e funcionários, um momento que contagiou todos os presentes, que já estavam ansiosos pela chegada deste dia. A unidade atende 812 alunos, nos turnos manhã, tarde e noite nas modalidades, Ensino Fundamental e Médio Regular, EJA e Ensino Médio Integral. Com a pandemia, o número de alunos nas salas foi reduzido, havendo revezamento entre eles durante os momentos presenciais.


A diretora da escola, Elenilze Mineiro, falou que todos os protocolos sanitários foram realizados para esse retorno. "Adquirimos os EPIs e EPCs.  Realizamos também reuniões presenciais e virtuais para mobilização e vídeos para intensificar o trabalho de buscas aos estudantes para o retorno híbrido", declara a diretora. 


Elenilze falou ainda de um dos vários projetos que a escola vai iniciar neste semestre. "Vamos implantar, nos próximos dias, a Sala de Acolhimento. Ela tem o objetivo de acolher e apoiar os nossos estudantes com situações de conflitos ou transtornos ocasionados pelo contexto pandêmico. O atendimento será realizado por uma psicopedagoga institucional e coordenadoras da unidade", explica. 


A Sala de Acolhimento também será um espaço reservado para atender os estudantes sem acesso a internet, que irão à escola, através de agendamentos, onde será feito o apoio pedagógico.  A sala para esse projeto já está equipada com internet Wi-fi, computador, quadro de acrílico, ring ligtht, tapetes, cadeiras e é totalmente climatizada. 

"Estamos na primeira semana de aula, uma semana de adaptação. Era uma expectativa muito grande, porque foram meses parados, mas finalmente tivemos condições de começar as aulas. Os alunos também estavam numa grande expectativa, muito curiosos, estão explorando cada canto da escola, com toda a segurança devida. Estamos seguindo todos os protocolos de segurança, com utilização de álcool em gel em todos os espaços, os alunos usando máscaras, tudo para garantir o bem-estar de todos", finalizou Elenilze.