Seduc divulga escolas que receberão Sistemas de Produção Agroecológica

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) divulga o resultado da seleção das 60 unidades escolares de educação básica que receberão os Sistemas de Produção Agroecológica, no âmbito do Projeto Viva o Semiárido - PVSA.


As escolas selecionadas estão localizadas nos Territórios de Desenvolvimento, constituem as unidades de planejamento da ação governamental, visando a promoção do desenvolvimento sustentável do Estado, e compreendem o Vale do Sambito, Vale do Guaribas, Vale do Itaim, Vale do Canindé e Serra da Capivara.

Por meio da Coordenação de Educação do Campo, que operacionaliza o Subcomponente de Educação do Campo Contextualizada no Semiárido, a seleção seguiu critérios e pré-requisitos que constam no PVSA/Manual Metodológico Operacional do Subcomponente de Educação, que estabelece a implementação dos referidos Sistemas de Produção Agroecológica.

Durante o critério de seleção para receberem ações do programa, foram realizadas visitas de equipes técnicas, com participação da Seduc e da Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar-COOTAPI, para avaliar as condições técnico estruturais e pedagógicas para implementação e utilização dos Sistemas.

O Projeto Viva o Semiárido - PVSA é objeto do Acordo de Empréstimo Nº I-788-BR, celebrado entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola ? FIDA e o Governo do Estado do Piauí e tem como objetivo macro melhorar a renda agrícola e não-agrícola, as oportunidades de trabalho e geração de renda; e a dotação de ativos produtivos das famílias rurais pobres da região do semiárido do Piauí.