Seduc amplia data de aplicação das provas do Saepi

As unidades de ensino na rede pública terão até o dia 03 de setembro para aplicarem a prova do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). Com o prazo ampliado em uma semana, a avaliação de entrada é um instrumento de análise do desempenho escolar e da aprendizagem dos alunos das redes estadual e municipais de ensino.

Segundo a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, Maria José Mendes Neta, a extensão do prazo da avaliação acontece no intuito de garantir a participação de todos os estudantes.

"O objetivo de ampliar em uma semana o período de aplicação às unidades de ensino é no sentido de ter a garantia que todos os alunos, nas respectivas séries avaliadas, consigam de fato participar da avaliação. Assim, iremos garantir o diagnóstico no tocante à aprendizagem e, desta forma, seja feita uma intervenção pedagógica ainda neste ano. Queremos garantir que todos os alunos sejam avaliados", pontuou.

Envolvendo 217.065 estudantes das redes estadual e municipal de ensino, a avaliação compreende a aplicação de testes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Participam os estudantes regularmente matriculados do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, de ambas as redes; e os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio regular, da rede estadual.

Avaliação de entrada Saepi

Está disponível, ainda, o questionário on-line para a avaliação de entrada na plataforma do Saepi.

A Avaliação de entrada Saepi é destinada:

- Para as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, o questionário deverá ser respondido pelo professor regente da turma.

- Para as turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, o questionário deverá ser respondido pelos professores das disciplinas avaliadas, ou seja, Língua Portuguesa e Matemática.

- O endereço eletrônico, para acessar os questionários, estará disponível no período de 30/08 a 10/09 e será disponibilizados pelos coordenadores responsáveis pela aplicação.

A plataforma foi elaborada para gestores, da rede e das escolas, para técnicos e gestores das instâncias regionais e para professores.