Escolas realizam formações docentes sobre o Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí


O Novo Ensino Médio (EM) do Piauí está sendo assunto em formações nas escolas e o processo de implantação já está acontecendo em cidades de todo o Piauí. Desde o começo da semana, a U.E. Maria de Castro Ribeiro, de São Raimundo Nonato, e o CETI Hesíchia de Sousa Brito, de Piracuruca, iniciaram uma série de formações com seus educadores e convidaram profissionais especialistas, mestres e doutores para falar sobre os detalhes e novidades que deverão fazer parte da rotina das escolas e do processo de ensino. 


De acordo com a gestora da U. E. Maria Castro Ribeiro, Thanadra de Sá Santos Mota, a atividade foi realizada pelo professor Mestre Lourinaldo Pita sobre as temáticas Novo Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Itinerários Formativos (IF). A escola possui, atualmente, 341 estudantes matriculados nos turnos manhã, tarde e noite e oferta Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 


"O Novo Ensino Médio possibilita aos educandos exercitar a autonomia em relação aquilo que eles desejam como futuros profissionais. Acreditamos que isso desperta no aluno o interesse, pois poderão aprofundar na área ou áreas que estejam interligadas com o seu projeto de vida, além da garantia de aprendizagem conforme a BNCC", disse a gestora.  


Já no CETI Hesíchia de Sousa Brito, em Piracuruca, que possui 870 estudantes matriculados nos turnos manhã, tarde e noite e oferta Ensino Médio Regular e Integral, os professores terão uma programação até outubro com temáticas relacionadas ao Novo EM. O primeiro encontro acontece nesta sexta (27) e sábado (28), com a Dra Doroteia Costa, que falará sobre a BNCC. Ainda estão incluídos na programação encontros até o mês de outubro e assuntos relacionados as Diretrizes para o Novo Ensino Médio, Protagonismo Estudantil, Projetos de Vida e Itinerários Formativos.    

ESTRUTUTURA DO CURRÍCULO

O currículo do Ensino Médio piauiense está estruturado em um período de três anos, com a carga horária de 1.800 horas, destinadas à Formação Geral Básica e 1.200 horas, referentes aos itinerários formativos.  

A formação básica contempla as quatro Áreas do Conhecimento, expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contextualizadas com a realidade do ensino local. Os Itinerários Formativos ampliam as aprendizagens relacionadas às competências gerais da BNCC, às Áreas de Conhecimento e/ou à Formação Técnica e Profissional.  

Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela BNCC, que completam a Formação Geral Básica, os estudantes poderão, por meio dos Itinerários Formativos, escolher se aprofundar nos conhecimentos que mais se relacionam com seus interesses e talentos, conforme condições das escolas e das redes de ensino.