CETI José Narciso, de Piripiri, incentiva estudantes à ler com Clube de Leitura

Com o objetivo de promover o acesso à leitura, contribuindo para a formação do leitor critico, bem como, motivar os alunos para o ambiente escolar remoto, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri, está realizando o projeto "Clube de Leitura Mércia Ferreira". A ação funciona como uma forma de levar o aluno à leitura e ao debate de obras e assuntos relevantes ao Enem e vestibulares para os alunos do Ensino Médio da escola, ( 1°, 2° e 3° anos), para promover a integração dos alunos por meio do ambiente virtual.

O projeto surgiu em 2020 e sua denominação é em homenagem à escritora Piripiriense, Mércia Ferreira. A inciativa é da área de linguagem, por meio do Núcleo Gestor da escola. O grupo se reúne mensalmente com a comunidade escolar, debatendo temas e discutindo ideias.

De acordo com a diretora da escola, a professora Inês Maria, o CETI ainda está trabalhando remotamente, mas em setembro será feito o primeiro encontro presencial. "Nosso primeiro encontro será dia 30/09. Esse projeto ainda é realizado em ambiente virtual e é bastante relevante para o público do Ensino Médio, com foco nas obras cobradas no ENEM. Seu objetivo é, de forma prazerosa, levar o alunado à leitura e ao debate, e a participação deles é muito boa! Queremos ampliar para a sociedade local, pois sempre contamos com vários convidados, o que enriquece o evento", afirma a diretora.

A obra que será trabalhada na sexta, 27 de agosto, é "As vozes desse rio", de Tiago Rabelo. O projeto visa ainda incentivar o hábito e amor pela leitura, mediados pela professora Mestre Tatiane Silva Morais, proporcionar momentos de reflexão literária e conhecimentos de mundo, socializar a leitura, compartilhar experiências; adquirir fruição literária, diálogos e leituras de mundo na ampliação de sua competência leitora; aprimorar a competência da escrita e motivar o aluno para o ambiente de ensino remoto.