Seduc estuda parceria voltada para política de incentivo à docência

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Ellen Gera, se reuniu na manhã desta terça-feira (03) como ex-Secretário de Educação do Espírito Santo, Haroldo Rocha; os consultores do Instituto Península, Tiago Peixoto e Marcelo Ribeiro; mais os diretores da Secretaria para discutir uma parceria com o foco no desenvolvimento de políticas de valorização dos professores.

Por meio do programa Profissão Docente, o Instituto Península atua com foco em desenvolver ações para incentivar a carreira docente desde o ensino básico; na atualização do currículo e formação inicial; na formação continuada e na reestruturação de carreiras.

Em sua fala, Ellen Gera ressaltou que o plano de desenvolvimento do PRO Piauí Educação, além de atuar na modernização da infraestrutura, na área tecnológica e programas de grande porte, como na promoção da alfabetização, tem o olhar voltado também para a valorização do profissional docente.

"Tivemos uma reunião importante com parceiros de âmbito nacional estudando casos de sucesso em outras redes, e vamos iniciar uma série de trabalhos conversando com as gerências regionais, professores, e analisaremos como modernizar a rede em uma política de valorização da profissão docente na rede estadual de educação", definiu o gestor.

Na apresentação, os consultores do Instituto Península demonstraram pesquisas referentes às políticas educacionais voltadas a fortalecer a carreira e a prática dos educadores nas redes estaduais e municipais no país, como apontou o consultor do Instituto, Marcelo Ribeiro.

"A nossa missão é apoiar a rede para que se priorize a carreira docente, assim, o Profissão Docente atua na estratégia para construir, por exemplo, estratégias de tempo efetivo de sala de aula e também na proposta de apoio técnico a implementar formações. Buscamos até mesmo o incentivo à docência para jovens enveredar no caminho da licenciatura junto a outros atores deste processo?, declarou o consultor.

As equipes técnicas do Instituto Península e da Seduc irão se reunir no segundo momento para definir as estratégias prioritárias para a rede estadual.

"Trabalharemos o olhar para a formação do professor no intuito de trazer uma formação diante da real necessidade do professor para continuar avançando no fazer pedagógico em sala de aula. Assim, esta é uma preocupação que temos enquanto Governo do Estado e vamos trabalhar para sempre valorizar o profissional docente da nossa rede", finalizou o secretário.