Três municípios iniciam segundo semestre de 2021 com novos ônibus escolares


Para facilitar a mobilidade dos estudantes no interior do estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregou na manhã desta segunda-feira, 2, ônibus escolares com acessibilidade para os municípios de Nossa Senhora de Nazaré, Campo grande e Sebastião Barros. A ação é parte do Programa Caminho da Escola que adquiriu, no total, 64 ônibus escolares para atender a demanda por Transporte Escolar Rural da Rede Estadual de Educação, num investimento de R$ 13.000.000,00, com contrapartida de R$ 63.604,46, do Governo do Piauí. 


De acordo com o secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, "a Seduc está nos últimos preparativos para, no dia 9 de agosto, recebermos os nossos estudantes dentro da escola. Vamos iniciar no modelo híbrido, ainda de forma opcional para os estudantes, mas já temos muitos que querem voltar e nós vamos dar essa oportunidade a eles. Programas importantes como o Caminho da Escola, em parceria com parlamentares estaduais e federais, nos ajudam a distribuir esses transportes escolares novos para garantir a mobilidade dos estudantes".  


O prefeito de Nossa Senhora de Nazaré, distante 114 km da capital, José Henrique, falou sobre o retorno das aulas na cidade e da importância do novo transporte para os cerca de 1500 estudantes da rede de ensino. 


"Representa muito para cidade e esse momento que nós vivemos de pandemia tem sido um desafio muito grande para educação. Estamos trabalhando de forma remota, mas temos expectativa de agora em agosto reiniciar as aulas presenciais e nós precisamos de fato da renovação da nossa frota", comentou o prefeito, ainda frisando que a chegada do novo ônibus gera economia ao município, pois irá substituir os veículos locados.  

Programa Caminho da Escola 

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.