Seduc realiza oficina para IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Seduc promove nesta quarta-feira, 25, e quinta-feira, 26, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, uma oficina de capacitação para os educadores da rede estadual de Educação que atuam na área de educação ambiental. Esse é o primeiro passo de mobilizando para realização IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, que vai envolver estudantes, profissionais de educação e toda a comunidade escolar com o objetivo de dialogar, refletir e agir em prol da qualidade de vida.

"O que nos trás a Teresina e aos demais estados do País é a tentativa de sensibilizar a comunidade escolar e fazer um chamamento para participar da 4ª conferência nacional infantojuvenil pelo meio ambiente. A segunda meta é explicar como é o passo a passo para realizar a conferência desde a participação da escola até alcançar a etapa nacional, é discutir esses passos, as metodologias e o tema e solucionar questões que não estão claras para a comunidade escolar", explica o coordenador geral de Educação Ambiental do MEC, José Vicente de Freitas.

A IV Conferência é voltada para as escolas com pelo menos uma turma do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) do Ensino Fundamental, cadastradas no senso escolar de 2011- INEP, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual e municipal, assim como escolas das comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural. A meta é desenvolver uma atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais em uma visão de educação para a sustentabilidade.

Serão realizados três momentos diferentes: Conferência na Escola, Conferência Estadual e Conferência Nacional. A Conferência na Escola será o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, e serão realizadas nos próximos  meses de maio e agosto, por isso estão sendo capacitados hoje os professores que coordenarão o trabalho em nível local.

Já a Conferência Estadual será um momento de sistematização dos Projetos de Ação elaboradas nas escolas e encaminhados à Comissão Organizadora Estadual, que juntamente com o Coletivo Jovem de Meio Ambiente, selecionarão os projetos  e delegados que participarão para etapa nacional. Os  projetos de ação das escolas devem respeitar os seguintes critérios: viabilidade, consistência, clareza, coerência com o tema proposto.

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em Brasília-DF em 2013  contará com a participação de cerca de 700 delegados de 11 a 14 anos, provenientes de todos os estados da federação. A Conferência Nacional trabalhará com a temática Vamos cuidar do Brasil  com Escolas Sustentáveis a partir dos projetos  de ações selecionados  na etapa estadual, utilizando metodologias participativas e processos de educomunicação.