Escola cria rádio e jornal para auxiliar no desenvolvimento da escrita e oralidade



O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Bucar Neto, localizado no município de Floriano, lançou a 3ª edição do "Jornal Bucar - A informação na voz do aluno". O projeto, realizado em dois formatos: jornal (on-line) e rádio, trouxe nesta edição uma homenagem especial aos 124 anos de Floriano, comemorado na última quinta-feira, 08 de julho.

Coordenado pela professora da escola, Brígida Barbosa, o Jornal Bucar e a Rádio Bucar caminham de mãos dadas. O primeiro, com foco na escrita e, o segundo, possui foco na oralidade. Tanto na rádio quanto no jornal, há o momento da escrita, com o planejamento da produção a ser realizada. É nessa etapa que os alunos compreendem conceitos de coesão e coerência textual, bem como revisam regras da norma culta. 

A edição do jornal é bimestral, enquanto a rádio é diária. "Os informes da escola circulam nos dois veículos e este um projeto que se complementa. Nosso objetivo é utilizar a língua em situações reais, no qual as produções tenham função social. As atividades desenvolvidas iniciam os alunos no ato de pesquisar, sejam em fontes impressas ou digitais, seja por meio de entrevistas e vídeos. Nesse processo, eles consultam e selecionam informações, considerando o que é aprendido nas oficinas", explica a Brígida Barbosa. 

Para o jornal, são feitas produções textuais de diversos gêneros. Já na rádio, são produzidos áudios que serão transformados em podcasts. O texto escrito e os áudios passam pela avaliação da coordenadora responsável pelo projeto, que dá dicas de ajustes para reescrita da produção ou nova gravação do áudio, até que atendam aos critérios de textualidade, próprios da escrita ou da oralidade, para serem publicados. 



Além da homenagem aos 124 anos de Floriano, a 3ª edição do Jornal Bucar trouxe produções dos alunos feitas nas aulas de História, ministradas pela professora Rita de Cássia. A atividade foi feita de forma interdisciplinar, em parceria com as professoras de Língua Portuguesa, nas oficinas para a Olimpíada de Língua Portuguesa, cujo tema é "O lugar onde vivo". A edição apresenta ainda atividades desenvolvidas por alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), residentes de Biologia e de Matemática. 

Jeferson Sousa e Marku Endrick, alunos integrantes do projeto Rádio Bucar desde 2017 e campeões na modalidade fundamental da PiauíTec no mesmo ano, hoje ajudam a professora Brígida na coordenação do projeto. "São muitas as contribuições do projeto na minha vida escolar e pessoal, desde a superação da timidez até conseguir me expressar com clareza, selecionando bem o que e como dizer, de acordo com o contexto comunicativo", afirma Jeferson. "Depois da pandemia, tivemos que buscar um novo formato para o projeto por meio dos podcasts. Estamos aprendendo ainda mais!", complementa Marku.

A gestora da escola, Socorro Marreiros, afirma ser grande admiradora do projeto. "Os dois formatos contribuem muito para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social dos envolvidos, além de valorizar as produções de alunos de toda a escola e de todos os professores que buscam essa parceria", comemora.

Os podcasts mais recentes da rádio também estão disponíveis na página do jornal. Acesse aqui a página do Jornal Bucar - A informação na voz do aluno.