Equipes da Seduc vistoriam escolas para o retorno às aulas presenciais

As escolas da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) estão recebendo visita de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o objetivo de preparar a rede estadual para o retorno das aulas presenciais no segundo semestre de 2021. A expectativa é de que este retorno aconteça durante o mês de agosto.

Para isso, uma série de medidas estão sendo avaliadas e desenvolvidas a fim de compor um protocolo sanitário eficiente no que tange à prevenção da COVID-19 e, também, à segurança de alunos, professores e demais funcionários.

"Desde o início da pandemia, a Seduc vem se empenhando para estudar protocolos de biossegurança. A partir disso, a equipe vem passando orientação aos estudantes e colaboradores com o objetivo de equipar toda a comunidade escolar, com as informações necessárias para a formação de novos hábitos de convivência no período da pandemia, de forma segura e consciente", relata a técnica da Seduc que está realizando a vistoria, Tereza Helena.

A gerente da 1ª GRE, Safira Santos, na oportunidade falou da importância das vistorias e que as escolas vêm seguindo as orientações disponibilizadas pela Seduc e por diversos órgãos oficiais de saúde.

"Para um provável retorno das aulas estamos adotando uma série de medidas, dentre elas então, políticas de acolhimento; treinamento do corpo docente; aquisição de equipamentos de proteção individual, tapetes sanitizantes e sinalização de distanciamento e capacidade máxima em cada ambiente da instituição. Além disso, mídias indicadoras de como se deve fazer a higienização correta das mãos e dispensadores de álcool em gel 70%. Estamos preparando também a equipe de serviços gerais para higienizar os ambientes constantemente", relata Safira.

Na Unidade Escolar Edson Cunha, localizada no município de Parnaíba, os técnicos da Seduc estiveram com a direção para avaliar a estrutura da unidade.

Segundo a diretora, Jassiara Veras, a visita foi muito valiosa. "É importante que a Seduc fique ciente das dificuldades que as escolas enfrentam para proporcionar um retorno seguro ao chão da escola e, assim, ofereça o suporte necessário para que as unidades estejam aptas para voltar a ofertar um ensino presencial de qualidade e excelência que é o padrão da Seduc", afirma a diretora.

Os técnicos também visitaram a Unidade Escolar Zezita Sampaio, localizada em Buriti dos Lopes. A vistoria aconteceu com tranquilidade. A diretora Jaynara Araújo falou da ansiedade dos alunos em retornar às aulas. "Com a garantia da vacinação de nós professores, estamos ansiosos para o retorno, com uma escola totalmente preparada para o atendimento presencial dos nossos estudantes", finaliza.

As visitas seguem até o final do mês e a previsão é que todas as escolas da 1ª GRE recebam a visita dos técnicos da Secretaria de Estado da Educação.